Como parte de seu programa “Onda de Mudança” (Wave of Change), o grupo Iberostar deixará de gerar, ao longo de 2018, mais de 200 toneladas de resíduos plásticos em seus hotéis na Espanha. Esta mudança será possível graças a uma ambiciosa política de substituição de produtos como garrafas, sacos ou amenidades de plástico descartável por outros que respeitam o meio ambiente.
Em abril deste ano, a empresa anunciou o compromisso de que todos os quartos de seus mais de 110 hotéis no mundo serão livres de plástico descartável em 2019.
Os oceanos compõem cerca de 70% da Terra e são um recurso fundamental para manter a vida no planeta. O grupo hoteleiro Iberostar está firmemente vinculado aos oceanos – 80% de seus hotéis estão localizados de frente para o mar – e, por isso, se propõe a contribuir de forma efetiva para a proteção e conservação deste bem único.
Para torná-lo realidade, o Grupo Iberostar colocou em prática um ambicioso movimento, o “Onda de Mudança”, elaborado em consonância com o Objetivo 14 dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas), que se fundamenta em três pilares: redução da contaminação causada por plástico, fomento da pesca sustentável, conservação e proteção dos ecossistemas marinhos.
Redução de mais de 200 toneladas de plástico descartável na Espanha
A redução da contaminação plástica é um dos eixos fundamentais do compromisso do Grupo Iberostar com os oceanos. Graças a uma ambiciosa política de eliminação e substituição de elementos de plástico descartável por outros materiais que respeitam o meio ambiente, a empresa vai evitar a geração de 200 toneladas de resíduos plásticos até o final de 2018.
Os números correspondem ao conjunto de hotéis Iberostar localizados na Espanha e são resultantes da substituição de garrafas de plástico pelas de vidro, gerando uma economia de 43.800 quilos de plástico, e da substituição de todos os sacos plásticos das lixeiras por outros de materiais de origem vegetal feitos a partir de fécula de batata, evitando mais de 134 mil quilos de plástico. Além disso, novos amenities e acessórios, como lápis e canetas, vão evitar a geração de mais de três mil quilos de plástico ao longo deste ano.
Além do firme compromisso para que seus quartos sejam livres de plástico descartável, o Grupo Iberostar está trabalhando para eliminar o plástico de outras áreas dentro dos hotéis. Para isso também foram eliminados, em seus hotéis da Espanha, 21.200 quilos de pratos, copos e talheres de plástico, sendo substituídos por produtos de bambu ou equivalentes.
As novas pulseiras, fabricadas com tecido ecológico, e a substituição de embalagens de plástico por outras recicladas e recicláveis, de máxima qualidade e certificação, são medidas adicionais colocadas em andamento para também favorecer a economia circular.
A empresa, que em 2017, na primeira fase do programa, eliminou 10 milhões de canudos de plástico, anunciou que ao longo de 2018 substituirá todos os elementos de plástico descartável de 100% dos quartos de seus hotéis na Espanha, e que este fato será uma realidade em todos os seus hotéis em 2019.
Sobre a Iberostar Hotels & Resorts
O Grupo Iberostar é uma empresa multinacional espanhola 100% familiar e com sede em Palma de Maiorca (Espanha), que se dedica ao negócio turístico desde 1956. Sua presença comercial abrange 35 países, tem mais de 28.000 empregados e atende 8 milhões de clientes por ano. O core business da empresa é o negócio hoteleiro, com uma carteira composta por 114 hotéis de 4 e 5 estrelas em 17 países de três continentes. Além dos hotéis também conta com mais três segmentos de negócio: o Clube de Férias, The Club, o negócio de viagens e receptivo, gerenciado através das empresas Almundo.com e World to Meet (W2M) respectivamente, e o negócio imobiliário desenvolvido pelo Iberostate.
O Grupo Iberostar é propriedade da família Fluxá, presidido por Miguel Fluxã Rosselló, fundador do atual negócio hoteleiro do Grupo e da marca Iberostar Hotels & Resorts.
+ Mais: