A Estância Mimosa, um dos atrativos mais procurados em Bonito, no Mato Grosso do Sul, está celebrando uma conquista inédita para o turismo: acaba de se tornar o primeiro atrativo turístico do mundo a receber a Certificação Climate Positive, concedida pela organização Green Initiative.
A Certificação Climate Positive demonstra que a Estância Mimosa não apenas possui um balanço neutro entre suas emissões, capturas e compensações de gases de efeito estufa, mas também contribui ativamente para mitigação das mudanças climáticas ao preservar e recuperar florestas nativas dentro dos limites do atrativo. A área de regeneração corresponde a mais de 84% da área total da propriedade onde fica o atrativo e é protegida como uma RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural.
A certificação foi entregue a Eduardo Coelho e Simone Coelho, diretores do Grupo Rio da Prata, do qual a Estância Mimosa faz parte, durante o Seminário de Ação Climática no Turismo: Desafios Globais e Oportunidades Locais para a Inovação, que aconteceu em Bonito, no dia 27 de julho de 2023. A Estância Mimosa já recebeu diversas premiações, incluindo o o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, o Prêmio ABETA Brasil Natural, na categoria Visão, e a Certificação de Empreendimento Turístico Sustentável, na categoria Ouro, concedida pela Green Destinations, através do Programa DEL Turismo do Instituto DEL.
Para obter a certificação, a Estância Mimosa iniciou em 2023 o Ciclo de Certificação da Green Iniative, seguindo a conformidade com os rigorosos critérios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental estabelecidos pela organização. Ao longo do projeto, foram quantificadas para o ano de 2022 todas as fontes de emissões de gases de efeito estufa do atrativo, classificadas em 4 categorias propostas pela metodologia ISO 14064, sendo elas: emissões e remoções diretas, emissões indiretas causadas por energia importada, emissões indiretas causadas pelo transporte e emissões indiretas causadas por produtos utilizados.
O cálculo da pegada de carbono foi realizado seguindo os princípios de Relevância, Exaustividade, Consistência, Transparência e Precisão e todas as emissões relativas à operação e à cadeia de valor do negócio foram avaliadas de forma detalhada e padronizada, a fim de permitir a comparação dos resultados nos próximos anos. Todas as matérias-primas utilizadas no atrativo foram contabilizadas, desde consumo de combustível e papel, a consumo de arroz, carne e feijão. Dentre os resultados, temos que as emissões da Estância Mimosa em 2022 foram de 277,76 toneladas de CO¬2equivalente, o que resulta em 12,46kg de CO2 por visitante recebido em 2022. Ao mesmo tempo, as áreas de regeneração florestal, equivalentes a 89 hectares, capturaram em sua biomassa aérea um total de 460,36 toneladas de CO¬2 ao longo de 2022, sendo um valor maior do que as emissões totais do atrativo.
Luiza Coelho, diretora de Sustentabilidade da Estância Mimosa, destacou o compromisso contínuo do atrativo em promover práticas sustentáveis e inspirar outras empresas do setor a seguir esse caminho. “A Certificação de Carbono Neutro na categoria Climate Positive é um marco extraordinário para a Estância Mimosa e um incentivo para continuarmos nosso trabalho na busca pela excelência em ecoturismo sustentável. Estamos orgulhosos de sermos líderes nessa jornada e agradecemos a todos os envolvidos que tornaram isso possível”, disse.
+ Mais: