Proximidade a rotas turísticas, segurança, colaboração e diferencial são alguns dos segredos para o sucesso no desenvolvimento de um projeto de Turismo de Base Comunitária, revelados por Kelly Galaski, especialista em desenvolvimento de turismo comunitário da G Adventures / Planeterra Foundation durante a última Master Class Series, realizada pela The International Ecotourism Society.
Apresentando alguns dos projetos de turismo de base comunitária que a G Adventures já assessora há anos na América Latina e no mundo, e que levaram a operadora a criar em 2003 a ONG Planeterra Foundation, Kelly lembrou que “quando as necessidades da comunidade e da iniciativa privada coincidem, temos uma relação ganha-ganha”. A executiva, com mais de 18 anos de experiência no setor, defendeu que o grande segredo está em planejar o projeto, desde o princípio, com foco no mercado, e não com foco somente nas necessidades da comunidade.
A colaboração entre comunidades, iniciativa pública, privada e organizações locais também foi pontuada como essencial no desenvolvimento dos programas. “Em geral as comunidades têm muita dificuldade de se venderem sozinhas, por isso é importante para elas a parceria com operadores locais”, lembrou Kelly. “Quando o treinamento e capacitação das comunidades vêm direto de operadores, os resultados são ainda mais efetivos”.
Veja 9 lições aprendidas para o sucesso do desenvolvimento de um produto de Turismo de Base Comunitária, segundo Kelly Galaski:
- Conexão com o mercado
- Estar próximo a rotas turísticas
- Colaboração entre comunidades, iniciativa pública e privada e organizações locais
- Segurança
- Diferencial
- Treinamento direto com operadores de turismo
- Feedback constante dos guias turísticos
- Treinamento para sustentabilidade nos negócios
- Capacitadores locais são mais eficazes
As Master Classes da The International Ecotourism Society acontecem periodicamente e qualquer pessoa pode participar. Mais informações em: http://www.ecotourism.org/ecotourism-masterclassseries