Mercado

O que é essencial no Turismo de Base Comunitária?

Foto: Planeterra Foundation
Na Índia, o projeto Women on Wheels da Planeterra empodera mulheres que se transformam em motoristas

Proximidade a rotas turísticas, segurança, colaboração e diferencial são alguns dos segredos para o sucesso no desenvolvimento de um projeto de Turismo de Base Comunitária, revelados por Kelly Galaski, especialista em desenvolvimento de turismo comunitário da G Adventures / Planeterra Foundation durante a última Master Class Series, realizada pela The International Ecotourism Society.

Kelly Galaski, da G Adventures

Kelly Galaski, da G Adventures

Apresentando alguns dos projetos de turismo de base comunitária que a G Adventures já assessora há anos na América Latina e no mundo, e que levaram a operadora a criar em 2003 a ONG Planeterra Foundation, Kelly lembrou que “quando as necessidades da comunidade e da iniciativa privada coincidem, temos uma relação ganha-ganha”. A executiva, com mais de 18 anos de experiência no setor, defendeu que o grande segredo está em planejar o projeto, desde o princípio, com foco no mercado, e não com foco somente nas necessidades da comunidade.

A colaboração entre comunidades, iniciativa pública, privada e organizações locais também foi pontuada como essencial no desenvolvimento dos programas. “Em geral as comunidades têm muita dificuldade de se venderem sozinhas, por isso é importante para elas a parceria com operadores locais”, lembrou Kelly. “Quando o treinamento e capacitação das comunidades vêm direto de operadores, os resultados são ainda mais efetivos”.

Veja 9 lições aprendidas para o sucesso do desenvolvimento de um produto de Turismo de Base Comunitária, segundo Kelly Galaski:

  1. Conexão com o mercado
  2. Estar próximo a rotas turísticas
  3. Colaboração entre comunidades, iniciativa pública e privada e organizações locais
  4. Segurança
  5. Diferencial
  6. Treinamento direto com operadores de turismo
  7. Feedback constante dos guias turísticos
  8. Treinamento para sustentabilidade nos negócios
  9. Capacitadores locais são mais eficazes

As Master Classes da The International Ecotourism Society acontecem periodicamente e qualquer pessoa pode participar. Mais informações em: http://www.ecotourism.org/ecotourism-masterclassseries

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?

Skip to content