Juntos pelo Clima com Viajero Responsable
As empresas do setor de viagens e turismo progrediram e estão 20% mais eficientes em emissões de carbono do que em 2005, chegando perto da meta provisória de 25% de redução até 2020 estabelecida há seis anos. A conclusão é do relatório “Travel & Tourism 2015 – Connecting Global Climate Action” (Viagem & Turismo 2015 – Conectando Ações Globais pelo Clima) do WTTC – World Travel & Tourism Council, que descreve a preparação e iniciativas do setor para lidar com as mudanças climáticas.
O relatório baseia-se em uma amostra de empresas membro do WTTC e suas diversas conquistas e iniciativas na última década, incluindo:
. divulgação aberta de práticas ambientais, sociais e de governança
. estabelecimento de metas de redução de energia e emissão de carbono
. uso de energias renováveis nas operações
. implementação de programas de gestão e compensação de carbono
O relatório traz exemplos de sucesso, inovações, ferramentas para gestão eficiente da energia e propostas objetivas para engajar o setor. De acordo com o relatório, “a última década serviu para criar consciência e entender a relação das mudanças climáticas com a cadeia de viagens e turismo. As ações da próxima década vão determinar os caminhos para alcançar metas de redução de CO2 de longo prazo e o papel do nosso setor nas ações pelo clima”. O WTTC diz ainda que o turismo está no caminho de cortar suas emissões em 50% entre 2005 e 2035.
O progresso de algumas empresas membro do WTTC:
- Intrepid Travel – se tornou neutra em carbono em 2010 por suas instalações e operações terrestres, comprando energias renováveis e compensando o carbono
- Eithad Airways – melhoria de 24% nas emissões de CO2 por passageiro entre 2006 e 2014
- Hilton Worldwide – redução de 20.2% nas emissões por metro quadrado entre 2009 e 2013
- Mandarin Oriental Group – redução de 18.3% nas emissões por metro quadrado entre 2007 e 2014
- Royal Caribbean Cruises – redução de 20.1% nas emissões por passageiro por dia de cruzeiro entre 2005 e 2013
Clique e veja o relatório completo do WTTC