A Embratur aproveitou a ABAV Expo 2023 para divulgar o novo Guia Brasileiro de Ação Climática para Empresas e Destinos Turísticos, desenvolvido em parceria com o Ministério do Turismo do Brasil, Fecomércio e a Green Initiative. Além de ser utilizado pela própria Embratur, o documento de 39 páginas tem o objetivo de orientar e respaldar destinos e empreendimentos brasileiros do turismo na adoção de iniciativas e práticas de sustentabilidade.
O novo guia está pautado nas diretrizes da Declaração de Glasgow para Ação Climática no Turismo e do Acordo de Paris e traz dicas práticas para a redução, medição e compensação de emissões de gases de efeito estufa (GEE). O Guia de Ação Climática foi lançado durante a Conexão Embratur, na ABAV Expo, e contou com a presença de Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Jaqueline Gil, diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Bruno Wendling, presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur), além de Federico Vinhati e Érico Mendonça, da Green Initiative.
A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, que se tornou em 2022 o primeiro destino de ecoturismo do mundo a receber a certificação Carbono Neutro da Green Initiative, será a inspiração para que outros destinos brasileiros adotem suas ações climáticas. Durante o evento, o presidente da Fundtur, Bruno Wendling, lembrou que, além de Bonito, o estado do MS está comprometido em zerar suas emissões até 2030. Da mesma forma, a Estância Mimosa se tornou recentemente o primeiro atrativo de turismo do mundo a receber certificação carbono positivo, e pode ser inspiração para que outros empresários brasileiros sigam o mesmo caminho.
O Guia de Ação Climática traz sugestões e recomendações para destinos, agências de viagem, DMOs, empresas de transporte, operadoras, hotéis e outras acomodações e bares e restaurantes, a partir de uma metodologia consistente usada para identificar e contabilizar as emissões diretas e indiretas destes atores.
De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, “o turismo tem o potencial para contribuir, direta e indiretamente, para a Agenda 2030 e para a construção de um futuro mais sustentável, gerando emprego e renda e reduzindo a desigualdade social, valorizando a diversidade cultural, promovendo o patrimônio e os produtos locais, ao mesmo tempo em que se preserva o meio ambiente”.
Com nova gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas, Embratur está comprometida com a agenda do Turismo Sustentável
Em setembro de 2023, a Embratur se tornou signatária da Declaração de Glasgow e, desde o início do ano, atua, por meio da gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas, em ações para promover o turismo sustentável no Brasil. O gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, Saulo Rodrigues, e a coordenadora de Sustentabilidade e Ações Climáticas, Marina Barki, aproveitaram a ocasião para apresentar a agenda de sustentabilidade da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo.
“A sustentabilidade está sendo considerada como eixo estruturante em todas as políticas, discussões e iniciativas adotadas pela Embratur”, explicou Saulo Rodrigues. Estas ações incluem a priorização da promoção do afroturismo, ecoturismo, turismo indígena e gastronômico; a aceleração de negócios locais em comunidades; o apoio a iniciativas de regeneração no turismo e a comunicação do Brasil sustentável no exterior.
Internamente, uma estratégia de ESG e sustentabilidade vem sendo desenvolvida pela Embratur desde o meio do ano, trazendo ações de descarbonização, economia circular, eficiência energética e diversidade e inclusão, entre outras.
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