Viajar pelo Reino Unido tem se tornado cada vez mais fácil, prazeroso e acessível para todos. Acessibilidade e inclusão são prioridades nas iniciativas públicas e privadas locais para o turismo e novos recursos e oportunidades têm surgido para deixar as viagens pela Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales convidativas e convenientes para todos.
“No passado, alguns de nós encontrávamos barreiras para participar do turismo – pessoas com deficiência, idosos e cuidadores de crianças, pessoas com deficiência ou idosos”, afirma a ONG Tourism for All. “Hoje, trabalhamos para superar isso”. As hospedagens e acomodações na Grã-Bretanha são oficialmente classificadas de acordo com o programa National Accessible Scheme (NAS), que identifica as facilidades oferecidas e diversas atrações turísticas, das cidades, ao campo, estão preparadas para receber visitantes com deficiência ou mobilidade reduzida.
Conheça 5 sites e 6 atrações com recursos de acessibilidade que vão te ajudar a planejar sua viagem para o Reino Unido agora mesmo:
- Guias de acessibilidade do VisitEngland – os guias destacam os lugares e regiões que oferecem as melhores infraestruturas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, os hotéis mais conceituados em termos de acessibilidade e as melhores atrações acessíveis.
- OpenBritain – é o site oficial da ONG Tourism for All. Fornece diversas informações e listas de hospedagem classificadas de acordo com os recursos oferecidos, restaurantes, bares, atrações e atividades adequados. A busca pode ser feita de acordo com a mobilidade ou pelas necessidades visuais ou auditivas.
- The Rough Guide to Accessible Britain – tem mais de 200 ideias para dias sem preocupação na Grã-Bretanha e inclui tudo, de museus a estradas cênicas para dirigir, de passeios em locais fechados a dias na praia.
- Disabledgo – publica informações detalhadas de acesso em mais de 125 mil lugares no Reino Unido. Todo local passa por uma rigorosa pesquisa feita por mais de 800 grupos de pessoas com deficiência.
- Euan’s Guide – site com avaliações de mobilidade feito por pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade. Fornece informações técnicas sobre o acesso a restaurantes, hotéis, estações de trem, atrações e outros locais.
Descubra 6 atrações acessíveis no Reino Unido:
1. British Museum, Inglaterra – o mais famoso museu da Inglaterra oferece diversos recursos, como concessões para pessoas com deficiência e idosos, empréstimo de cadeira de todas, elevadores e espaços acessíveis, visita guiada gratuita em libras, permissão para entrada de cães guia e disponibilidade de tigelas para água e comida e guia descritivo de áudio para cegos.
2. CanalAbility, Inglaterra – barcos perfeitamente acessíveis e adaptados para cadeiras de roda circulam pelos canais fazendo passeios turísticos em Essex, Hertfordshire e Londres.
3. Science Museum, Inglaterra – o museu é todo acessível para cadeira de rodas, mas sugere que reservas sejam feitas com antecedência. Há recursos em braile em algumas galerias e explicações detalhadas impressas para surdos. Além disso, as galerias hands on encorajam que todos os visitantes interajam diretamente com as instalações, despertando habilidades cognitivas diversas.
4. Mawddach Trail, País de Gales – Todos podem apreciar os cenários e a tranquilidade dos 15 parques nacionais do Reino Unido. Dentro do Parque Nacional Snowdonia, no norte do País de Gales, a trilha Mawddach traz 14 km bem largos, livres de obstáculos, com banheiros e estacionamento para pessoas com deficiência, além de paisagens incríveis.
5. Royal Botanic Garden, Escócia – o jardim botânico localizado em Edinburgo, capital da Escócia, é amplamente adaptado a cadeiras de roda e carrinhos de bebe e ainda disponibiliza tigelas com água para cães acompanhantes.
6. Teatros de Londres, Inglaterra – os melhores teatros de Londres, famosos por receberem grandes peças de teatro e musicais, têm dedicado grandes esforços para se adaptarem e receberem com conforto pessoas com deficiência física, auditiva ou visual, ou quem tem dificuldades de aprendizagem.
Com informações do Visit Britain
Confira: As 10 atrações mais acessíveis em Londres, por Disabledgo