Nos dias de hoje, a maioria das pessoas tem uma vida corrida, tem o emprego, o estudo, o cuidar da casa. Muitas vezes, para estas pessoas ter um recanto, um lugar no qual elas possam diminuir o ritmo e desfrutar do que a natureza tem a oferecer é um privilégio.
A cidade de São Lourenço da Serra é um recanto a 52 km da capital paulista, com acesso pela rodovia Régis Bittencourt. Uma típica cidade do interior, onde a vida passa devagar e pode ser mais aproveitada, o que não é possível nas metrópoles hoje em dia. No município você encontra cadeiras nas calçadas em um final de tarde, crianças brincando nas ruas, seresteiros no coreto da praça, bandos de tucanos e revoadas de maritacas sobrevoando a cidade.
A natureza está presente em toda cidade. São Lourenço da Serra encontra-se inserida na área de proteção a mananciais. Configura-se como porta de entrada para o Vale do Ribeira a partir do planalto paulistano e presenteia o turista com lindas cachoeiras e cursos de água cristalina, tendo uma das melhores águas minerais do Brasil. A região abriga a maior porção contínua remanescente de Mata Atlântica, tendo sido declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO.
O turismo de aventura tem uma programação tradicional, com o Jeep Clube Perdidos na Mata, clube de jipeiros, que em sua 26º edição ativa a adrenalina dos que se aventuram nas trilhas off road. Também há ofertas de trilhas na mata para caminhantes tradicionais e educativas para crianças.
O turismo religioso também já é fixo na cidade, com procissões que contam com ampla participação popular, como a cavalgada dos romeiros a São Sebastião, no município vizinho de Ibiúna, a moto-romaria à cidade de Aparecida do Norte, as comemorações do dia do padroeiro da cidade e o dia de Corpus Christi.
O céu de uma cidade do interior é admirável pois, sem os prédios e a poluição que normalmente estão presentes nas grandes metrópoles, torna-se possível admirar o espetáculo do pôr do sol e as noites de céu estrelado em toda sua plenitude. O artesanato do município é variado, mas revela-se mais forte nas atividades de bordado e crochê. Na praça da cidade, de quinze em quinze dias é realizada a concentração dos artesãos para expor e comercializar seus trabalhos. Às quintas-feiras o município tem a Feira Livre Noturna, onde artesãos, feirantes e produtores comercializam seus produtos.
A cidade conta com vários empreendimentos voltados ao lazer e eventos, como acampamento de férias para crianças e passeios de um dia na fazenda, alojamentos para encontros de cunho religioso e casas para a realização dos mais variados eventos, desde festas de confraternização corporativas e familiares à beira da piscina a requintados casamentos.