Com o objetivo empoderar os jovens para liderar ações climáticas no setor de turismo, a Cúpula Mundial Juvenil de Turismo e Mudanças Climáticas acontece pela primeira vez no dia 29 de abril de 2021. Com um programa virtual, o evento gratuito incluirá workshops, seminários e outras atividades interativas e educativas que reafirmam a necessidade de um futuro sustentável pós-Covid para o turismo, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com o Acordo de Paris 2050.
A Cúpula Mundial Juvenil de Turismo e Mudanças Climáticas, que em inglês ganha o nome de SEYS (sigla para Strong Earth Youth Summit), busca enfatizar a necessidade de direcionar o turismo a um futuro que respeite o clima, tanto por turistas quanto por destinos turísticos (Climate Friendly Travel), e pretende co-criar ações que ajudem a aumentar a resiliência climática na indústria de viagens e turismo. O objetivo é promover uma mensagem de esperança na recuperação do setor, que coloque a sustentabilidade como principal caminho através da conscientização e educação, empoderamento dos jovens, compromisso e ação.
Além dos workshops e seminários, as atividades da primeira Cúpula Mundial Juvenil de Turismo e Mudanças Climáticas incluirão tours virtuais, apresentações, desafios, possibilidade de interação entre os participantes e sessões de perguntas e respostas para que todos possam tirar dúvidas com especialistas em turismo e mudanças climáticas. Haverá ainda a oportunidade de conhecer mais sobre os programas do curso Climate Friendly Travel e do Climate Friendly Travel Registry, destinados especialmente às empresas turísticas interessadas em fazer a diferença no nosso planeta.
Além disso, a SUNx Malta, organizadora do evento, pretende criar o primeiro grupo internacional de jovens que desejam se tornar Climate Friendly Travel Champions.
O evento conta ainda com a colaboração da Associação de Turismo Thompson Okanagan (Thompson Okanagan Tourism Association – TOTA), localizada em British Columbia no Canadá, do Instituto de Estudos Turísticos (Institute of Tourism Studies – ITS), de Malta, e do Gabinete de Turismo Mekong (Mekong Tourism Coordinating Office – MTCO), localizado em Bangkok, na Tailândia.
A SEYS será também organizada em memória de Maurice Strong, ativista climático que teve essencial importância na elaboração do programa de Desenvolvimento Sustentável e Climático das Nações Unidas por cerca de meio século. Ele tem sido inspiração para SUNx Malta e os projetos de educação, consciência e ação climática no setor turístico – Climate Friendly Travel. Em homenagem a Maurice Strong e com o apoio da Les Roches Hospitality School, a Cúpula lançará o prêmio “The Strong Awards”, que vai celebrar jovens empreendedores e/ou estudantes com ideias inovadoras que respeitem o clima e promovam o turismo sustentável.
Para participar da Cúpula Mundial Juvenil de Turismo e Mudanças Climáticas os interessados devem se registrar gratuitamente através do site https://www.thesunprogram.com/summit
Sobre a SUNx Malta
SUNx Malta é uma organização sem fins lucrativos com sede em Bruxelas, na Bélgica. Associada ao Governo de Malta, criou um sistema único e de baixo custo para ajudar empresas e destinos turísticos a adaptarem-se à Nova Economia Climática. O sistema Climate Friendly Travel da SUNx Malta dedica-se à educação, consciência e ação, apoiando empresas e comunidades a cumprirem suas ambições climáticas, enquanto incentiva jovens – líderes do amanhã – a prepararem-se para desenvolver um turismo mais sustentável.
Aproveite para entender o que é uma Climate Friendly Travel – viagem amiga do clima:
+ Mais: