Famosa por suas praias, paisagens paradisíacas e pelo surf, a Guarda do Embaú, no litoral de Santa Catarina, é um dos destinos brasileiros que lutam com o desequilíbrio de visitantes durante a baixa temporada, o que causa um impacto delicado na vida de seus moradores – a maioria ligada à atividade turística. Com o objetivo de desenvolver um roteiro alternativo que traga turistas para a região o ano todo, envolvendo a comunidade, suas culturas e tradições, foi lançada a campanha online de crowdfunding Guarda Viva, estabelecida na plataforma de financiamento de turismo sustentável Garupa.
Qualquer pessoa pode participar do crowdfunding, que incentiva o turismo sustentável na região, contribuindo com diferentes valores, que correspondem a diferentes recompensas. Entre elas está a participação na viagem piloto, que acontece já em setembro deste ano, e tem o objetivo de funcionar como o primeiro teste para a viabilização do roteiro. Nele estarão contempladas atividades e passeios ainda pouco conhecidos na região, que resgatam os ofícios e a gastronomia locais e exaltam a natureza exuberante, os costões verdinhos, a arquitetura típica (marcada pelos ranchos de pesca) e seu principal símbolo: o Rio da Madre, que corre entre a vila e a praia.
A campanha e a proposta de cocriação do novo roteiro junto à comunidade foi desenvolvida pelo Núcleo de Desenvolvimento Sustentável da Guarda do Embaú, criado em 2015, e formado por representantes das associações Comunitária, de Surfe, dos Pescadores e dos Barqueiros e pelo Grupo de Mães, e conduzido pela Raízes Desenvolvimento Sustentável, com o apoio da mobilizadora local Marli Luísa Juárez, que comanda a Biofair Gestão Estratégica e Sustentável.
A expectativa é que cerca de 1.000 moradores locais sejam impactados com a iniciativa, considerando todos os que estão ligados à atividade turística: donos de pousadas, campings, restaurantes, padarias e lanchonetes, pescadores, barqueiros e outros prestadores de serviços, como os que alugam equipamentos esportivos – pranchas de surfe e stand up, bicicletas e equipamentos de pesca.
“O que mais gostei no processo foi a adesão dos moradores e empresários. Recebemos muitas doações de recompensas e apoio para criar o vídeo [que você vê abaixo!], desenhar o roteiro e contar essas histórias. Tudo isso é novo! Tivemos que fazer escolhas para cuidar desse lugar tão especial e tem que ser um jeito novo, pois do jeito velho não traz mais bons resultados”, comenta Mariana Madureira, sócia-diretora da Raízes e co-gestora do projeto.
Participe da campanha na Garupa: http://bit.ly/2aC2Klb