O crescimento do Turismo alcançou 3,9% no último ano, contribuindo com um recorde de US$ 8,8 trilhões e 319 milhões de empregos para a economia mundial em 2018. Pelo oitavo ano consecutivo, esse aumento esteve acima da taxa de crescimento do PIB mundial.
Os números fazem parte da pesquisa anual do World Travel & Tourism Council (WTTC) sobre o impacto econômico e a importância social do setor. A pesquisa, realizada nos últimos 25 anos pelo WTTC, representando o setor privado mundial de turismo, mostra que em 2018 as viagens:
. Contribuíram com US$ 8,8 trilhões para a economia global
. Cresceram mais rápido que a economia mundial pelo oitavo ano consecutivo (3,9% de crescimento para viagens e turismo versus 3,2% para o PIB global)
. Contribuíram com 319 milhões de empregos, representando um em cada dez empregos no mundo
. São responsáveis por um em cada cinco novos postos de trabalho criados no mundo nos últimos cinco anos
. Representam o setor que mais cresce no mundo, à frente da Saúde (+ 3,1%); Tecnologia da Informação (+ 1,7%) e Serviços Financeiros (+ 1,7%) e ficam atrás apenas da Manufatura, que cresceu 4%
. Tiveram aumento na participação nos gastos de lazer para 78,5% (de 77,5% em 2017) e reduziram nos negócios de 22,5% em 2017, para 21,5% em 2018
. Tiveram aumento na participação de gastos de turistas internacionais 28,8%, ante 27,3% em 2017. Isso significa que 71,2% dos gastos são provenientes de turistas nacionais.
Gloria Guevara, presidente e CEO do WTTC, lembrou que “2018 foi mais um ano de forte crescimento para o setor turismo, reforçando seu papel como impulsionador do crescimento econômico e da criação de empregos. Pelo oitavo ano consecutivo, nosso setor superou o crescimento da economia global e registramos o segundo maior crescimento de qualquer setor importante no mundo. Isso prova o poder das viagens e do turismo como ferramenta para os governos gerarem prosperidade, ao mesmo tempo em que criam empregos que apoiam especialmente mulheres, jovens e outros grupos da sociedade, muitas vezes marginalizados. O setor agora responde por um entre cinco de todos os novos postos de trabalho criados no mundo e deve contribuir com 100 milhões de novos empregos nos próximos dez anos, respondendo por 421 milhões de empregos até 2029”.