Viajante Responsável

Coronavírus e viagem: o que fazer?

Coronavírus e viagem
Foto: Macau Photo Agency
Escrito por Ana Duék

Com a Organização Mundial da Saúde decretando o Coronavírus como pandemia e o aumento significativo do número de casos confirmados pelo mundo, vêm se multiplicando também o desespero, as incertezas e muitas informações duvidosas. Sabemos que, nesse momento, o mais importante é estar informado, não entrar em pânico e ser sensato nas atitudes. Cada país vive uma situação específica em relação ao Coronavírus, à sua capacidade de controle, potencial de disseminação da doença e até mesmo a possíveis mudanças genéticas no vírus.

As informações oficiais ainda são divergentes, principalmente em relação ao Coronavírus e viagens. Mas acreditamos que elas são sempre as melhores fontes para nos informarmos e tomarmos nossas decisões. Aqui vão algumas coisas que consideramos importantes você saber sobre Coronavírus e viagens nesse momento:

Considere sempre as fontes oficiais de informação

A Organização Mundial da Saúde e a Organização Mundial do Turismo estão trabalhando juntas e atualizando suas páginas com informações diárias sobre a crise e recomendações sobre viagens. Embora até agora desaconselhem que os países apliquem restrições oficiais em viagens, as agências da ONU entendem que precisam acompanhar de perto a situação e que as medidas de saúde sejam implementadas de maneira a minimizar o impacto desnecessário nas viagens e comércio internacional, colocando sempre a segurança e saúde das pessoas em primeiro lugar.

“A OMS continua desaconselhando a aplicação de restrições de viagens ou comércio a países com surtos de COVID-19. Em geral, as evidências mostram que restringir o movimento de pessoas e bens durante emergências de saúde pública é ineficaz na maioria das situações e pode desviar recursos de outras intervenções. Além disso, as restrições podem interromper a ajuda e o suporte técnico necessários, perturbar as empresas e ter efeitos sociais e econômicos negativos nos países afetados. No entanto, em certas circunstâncias, medidas que restringem o movimento de pessoas podem ser temporariamente úteis, como em ambientes com poucas conexões internacionais e capacidades limitadas de resposta”.

Por enquanto, a Foreign & Commonwealth Office (FCO) do Reino Unido está desaconselhando viagens para a China e Itália e o Departamento de Estado dos Estados Unidos, além de suspender os vôos de/para a Europa por 30 dias, desaconselha viagens à China e colocou muitos outros países, como Itália, França, Alemanha, Reino Unido, Portugal, Espanha, Israel, Peru e México em níveis 2 e 3 de atenção. Você pode entrar no site e conferir como está a recomendação para o seu destino.

No Brasil, por enquanto, o Ministério da Saúde desaconselhou somente viagens à China, mas pediu cautela e bom senso ao avaliar a necessidade de viajar para países com muitos casos do vírus. De acordo com o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, “mais uma razão para fazer turismo interno no Brasil”. De acordo com a ANAC, “até o momento, não há indicação para aplicação de quaisquer restrições ao tráfego internacional, mas por reforçar as recomendações aos viajantes visando reduzir a exposição e transmissão da doença”. Você pode acompanhar os casos suspeitos e confirmados no Brasil neste mapa.

Devo cancelar minha viagem?

Não há uma resposta ainda única para esta pergunta, mas sugerimos que você considere:

  • a necessidade ou urgência dessa viagem
  • se ela for para os países com maior contaminação (China, Itália, Irã, Espanha, França, Alemanha, Coréia do Sul, Estados Unidos)
  • se você estiver no grupo de risco – idosos, asmáticos, pessoas com doenças do coração ou pulmão, fumantes, diabéticos
  • se você estiver doente ou com sintomas de gripe
  • se estiver indo para um evento que vá reunir muitas pessoas de diversos países

Posso cancelar minha viagem?

Tanto empresas aéreas quanto meios de hospedagem e operadoras e agências de turismo estão trabalhando para flexibilizar ao máximo suas políticas de cancelamento ou adiamento das viagens. Cada empresa está estabelecendo protocolos diferentes. Por isso, o mais importante é você conversar com a empresa primeiro e ver as possibilidades que ela oferece.

De acordo com o Procon-SP, em casos extremos como uma pandemia, sim, o consumidor tem direito a cancelar a viagem. Mas o órgão diverge, por exemplo, da ANAC, que afirma que o passageiro deverá seguir as regras tarifárias do momento da compra e negociar com as companhias. Vale à pena acompanhar de perto pois pode ser que esse posicionamento mude.

“É importante esclarecer que a alteração ou o cancelamento de passagens aéreas por iniciativa do passageiro estão sujeitos às regras contratuais da tarifa adquirida, ou seja, é possível que seja cobrada diferença de tarifa e aplicadas eventuais multas. De todo modo, o passageiro com viagem para destinos afetados pelo coronavírus pode consultar sua empresa aérea sobre a existência de eventuais políticas flexíveis de remarcação ou de reembolso das passagens aéreas” (Fonte: ANAC)

Tanto o Procon do Rio de Janeiro quanto o de São Paulo estão trabalhando com denúncias de passageiros com dificuldades de negociar com as empresas. O Procon-SP criou uma área especial em seu site e aplicativo para quem quiser fazer denúncias referentes a abusos de empresas em função do Coronavírus online.

Seguro viagem

Com a pandemia decretada pela OMS, os seguros-viagem estão dispensados de cobrir o tratamento para casos confirmados de Covid-19. A maioria dos seguros cobre somente o primeiro atendimento emergencial até o diagnóstico da doença. Aos poucos, eles estão confirmando que vão cobrir também os casos de Coronavírus. Até o momento, a Assist Card, a Allianz Travel, a Travel Ace e a Intermac já confirmaram que estão mantendo a cobertura, durante a viagem, de despesas médicas e hospitalares em caso de apresentação dos sintomas do vírus Covid-19.

E se eu realmente precisar viajar? O que devo fazer?

  • mantenha-se sempre informado sobre a disseminação do vírus, medidas de prevenção e quarentena e situação dos voos no destino que está indo
  • tome cuidado e evite lugares fechados e eventos com aglomeração de pessoas, incluindo transportes públicos
  • não use máscara a não ser que você esteja apresentando sintomas da doença. Ela não funciona para quem está saudável e você reduz a quantidade delas no mercado para pessoas que possam precisar
  • contrate um seguro viagem. De preferência um que inclua a cobertura para o Coronavírus.
  • mantenha as recomendações de higiene, lavando sempre as mãos como indicado pelos órgãos de saúde e levando na bolsa um álcool gel
  • se você sentir algum sintoma suspeito, dirija-se imediatamente a um hospital ou clínica onde estiver
  • avise também às autoridades competentes quando voltar de viagem
  • siga as etiquetas de higiene para não contaminar ninguém à sua volta

Veja mais informações sobre políticas de cancelamento de companhias aéreas e hotéis nesse post do Quase Nômade

Coronavírus: o que é? Como me prevenir?

Veja no site da Pousada Uacari 8 fatos sobre o Coronavírus e viagens

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Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?