Os grandes finalistas da segunda edição do Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America já foram anunciados e se preparam para receber os reconhecimentos no dia 6 de abril, às 18h, durante a programação no Responsible Tourism Theatre, no Expo Center Norte, em São Paulo. Junto com a entrega, a WTM LA organizou uma programação especial de painéis e palestras que vão debater o presente e o futuro da sustentabilidade no turismo.
Nesta edição, o Prêmio de Turismo Responsável contou com 47 projetos inscritos e 15 deles são finalistas, incluindo três brasileiros. Os selecionados concorrem em seis categorias: Descarbonização do setor de viagens e turismo; Apoio a funcionários e comunidades durante a pandemia; Destinos que apoiam a reconstrução mais sustentável pós-Covid; Aumento da diversidade no turismo: quão inclusiva é nossa indústria?; Aumento do benefício econômico local e Reduzindo o desperdício de plástico no meio ambiente.
Os finalistas, em ordem alfabética, são:
- Rede Accor (França)
- Associação Movimento Mecenas da Vida (Brasil)
- Braziliando (Brasil)
- Diáspora.Black (Brasil)
- Eposak Foundation In (Estados Unidos)
- Governo do Estado de Tamaulipas (México)
- Green Initiative (Peru)
- Hotel Belmar (Costa Rica)
- Iberostar Group (Espanha)
- Il Viaggio Travel (Costa Rica)
- Red Costarricense de Turismo Accesible (Costa Rica)
- Smartrip (Chile)
- Tui Care Foundation (Holanda)
- Wilderness Patagonia (Argentina)
Os finalistas foram escolhidos a partir da análise cuidadosa de um painel de jurados especialistas que incluiu: eu mesma, Ana Duék, do Viajar Verde; Adriana Cavalcanti, do Conselho da WTM; Alessandra Lontra, do portal Ale Lontra; Angela Rodriguez, do Travindy en Español; Ariane Janer, da Global Ecotourism Network; Beth Wada, do Conselho da WTM; Bruno Teixeira, da Blumar e Tesouros do Brasil; Camila Barp, da Gondwana; Diana Pomar, do Conselho da WTM; Elisa Spampinato, do Traveller Storyteller; Jean-Phillippe Perrol, do Conselho da WTM; Karen Belatto, da Komú; Marianne Costa, da Vivejar; Mauricio Miramontes, da La Mano del Mono; Paula Bilenky, da Sariri Terra; Ricardo Ferreira, do Conselho da WTM; Sharon Conceição, da Adventure Travel Trade Association; e Vinícius Viegas, da ABETA.
A programação de Turismo Responsável da WTM Latin América deste ano também já foi anunciada. Ela acontece de 5 a 7 de abril, das 15h às 19h. Confira os painéis:
05 de abril
15h – Sustentabilidade: O novo item indispensável no turismo de luxo?, com Simone Scorsato, Gustavo Pinto, Silmara Ambrósio, Daniel Martins
16h – Da Sustentabilidade à Ação: Ação climática, com Marília Borges, Gustavo Pinto
18h – Turismo Responsável, inovação e tecnologia, com Bruno Barroso, Fernando Simões Filho, Ana Taranto, Gustavo Pinto
06 de abril
15h – Build Back Better: reconstruindo um mundo melhor pós-pandemia, com Gustavo Timo, Camila Barp, Gustavo Pinto
16h – Produção de Conteúdo responsável para um turismo responsável, com Cláudia Carmelo, Daniel Nunes, German Carmona
18h – Entrega do 2o Prêmio de Turismo Responsável
16h – Turismo Sustentável de Base Comunitária em tempos de Instagram: ecoturismo ou egoturismo, com Mariana Madureira, Bruno Mangolini, Gustavo Pinto
Este ano, o Governo do Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Turismo do Estado, é o patrocinador do Prêmio e também do teatro dedicado exclusivamente ao tema. “O apoio do Mato Grosso do Sul neste, que é um dos pilares da WTM Latin America 2022, diz muito sobre como os destinos brasileiros estão levando a sério o futuro da nossa indústria” afirmou Thais Del Ben, gerente de Marketing e Comunicação da WTM Latin America. Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, o Prêmio de Turismo Responsável é um instrumento muito importante por reconhecer iniciativas e práticas que levam à sustentabilidade. “Nós nos sentimos honrados em poder patrocinar este prêmio e vincular nosso nome a esta temática. O Governo do Mato Grosso do Sul tem trabalhado para ser o primeiro estado carbono neutro até 2030 e destinos como Bonito e o Pantanal já são referências em turismo responsável no Brasil”, diz Wendling.
“É uma grande satisfação perceber que, mesmo em tempos desafiantes advindos da pandemia, tantos projetos sólidos relacionados à conservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico de destinos turísticos estão em curso em toda a América Latina”, destaca Gustavo Pinto, conselheiro da WTM Latin America para o Turismo Responsável e coordenador do Prêmio. Para ele, as iniciativas inscritas demonstram a vontade coletiva de reaquecer o setor turístico de uma forma consciente e responsável.
Para mais informações, confira o site da WTM LA.
+ Mais: