Está chegando o dia daquela viagem com as crianças e você, adulto, além de providenciar tudo (passagem/identidade/passaporte/vouchers/roteiro/reservas/sua mala) tem que pensar e arrumar a mala dos pequenos também, certo? Como viajamos bastante por aqui, o ideal é já deixar uma listinha pronta dentro da mala da criança para te ajudar a lembrar sempre de tudo! Dependendo do destino escolhido às vezes não é nada fácil encontrar uma farmácia ou uma lojinha para comprar algo de urgência que você esqueceu, então, vamos lá:
As dicas abaixo são adaptáveis ao destino/estação do ano, mas quase sempre é 100% isso tudo mesmo:
-
protetor solar
- barraca de praia/piscininha/boia de braço/fralda de piscina/brinquedinho para praia ou piscina
- biquini/maiô/sunga
- blusa de proteção UV/boné/chapéu
- repelente
- lenço umedecido (não somente para bebês, mas para crianças grandes que se sujam com frequência. Limpa desde objetos, mãos meladas de sorvete, até pés imundos de terra)
- remédios para emergências: antitérmico
- bandaid
- fralda/pomada (já superamos esta fase! As fraldas ocupam um espaço enorme na mala! rs.)
- mamadeira/leite/potinhos para guardar comida
- pomada antialérgica e anestésica para picadas de insetos, coceiras e alergias (uso Andantol gel e já me salvou várias vezes quando algum pontinho vermelho na pele incomoda as crianças)
- pente/escova
- sabonete/shampoo/creme para pentear
- calcinha/cueca
- meia/gorro/luva
- pijama
- chinelo/tênis/sandália
- short/legging/calça
- blusa/vestido
- casaco/blusa de manga comprida
- garrafinha de água
- lanchinho para esperas inesperadas (banana, bananada, uva, maçã, pêra, biscoitinho)
- saco plástico para servir como lixinho e para ir na bolsa de mão para emergências como vômito/xixi (já foram utilizados nestas duas ocasiões)
- um brinquedinho/jogo/boneco que a criança goste e seja fácil de carregar, ou seja, leve e pequeno.
Com tudo isso na mala já dá para respirar tranquilo e viajar com o coração mais calmo. Lembre-se de que o melhor das viagens são as memórias que a gente cria, as conexões que fazemos com as crianças nestes momentos, a pausa e o respiro para falarmos sobre temas que na correria do dia a dia às vezes não aparecem.
Não foi como você planejou? Tudo bem, relaxe e aproveite mesmo assim!
Invista tempo nas brincadeiras que eles mesmo inventam, planeje pausas no roteiro da viagem para que vocês descansem ou façam “nada”, pois o “nada” da criança é muito criativo e pode ser bem proveitoso para toda a família.
Não tenha pressa de cumprir com tudo aquilo que você planejou. Muitas vezes o roteiro de uma viagem fura por condições climáticas, mal-estar, e tudo bem. Aproveite cada momento e tire sempre o melhor como aprendizado. Um pneu furado, um voo atrasado, um passeio frustrado ou uma chuva podem servir de escape para outros tipos de viagens com as crianças!
Relaxe, boa sorte e boa viagem sempre!
+ Mais: