Cartagena das Indias é um dos principais destinos da Colômbia e um dos mais charmosos da América Latina. A cidade amuralhada recebe anualmente mais de 3 milhões de visitantes e faz questão de recebê-los muito bem. Há mais de 30 anos, em 1934, seu centro histórico foi declarado Patrimônio Histórico pela UNESCO. Ele abriga resquícios, memórias e segredos dos tempos da colonização e dos diversos povos e culturas que por ali passaram, protegidos por 11km de uma muralha que resistiu a batalhas e ao tempo.
Em agosto do ano passado, o centro histórico da cidade recebeu a certificação de destino turístico sustentável, reconhecida pelo Instituto Colombiano de Normas Técnicas y Certificación – ICONTEC e pelo Ministério do Comércio, Indústria e Turismo. Poucos destinos no país têm a certificação. É o caso de Puerto Nariño, o Parque Arví, na Antioquia, e Letícia, na Amazônia colombiana. O reconhecimento a Cartagena foi resultado da articulação e trabalho conjunto de mais de 45 instituições públicas, privadas, acadêmicas e cidadãos, que vêm trabalhando nas dimensões ambientais, socioculturais e econômicas.
De acordo com Carlos Alberto Candela, assessor da presidência da Corporação Turismo de Cartagena, receber a certificação não quer dizer que está tudo perfeito, mas significa um compromisso sério de muitas entidades para melhorar. “Somos conscientes do que falta, mas estamos identificando esses fatores e temos um plano de trabalho para abordá-los”, explicou o assessor. Campanhas pela preservação da fauna e flora local, programa de limpeza e conservação, programa de proteção às crianças e contra o turismo sexual, inclusão do cidadão e programa de formação e informação são alguns dos fatores que estão transformando a cidade e levaram à conquista da certificação.
Durante a Vitrine Turística Anato, que aconteceu de 24 a 26 de fevereiro, Cartagena também conquistou o Prêmio Nacional de Qualidade Turística 2016, entregue pelo Ministério do Comércio, Indústria e Turismo.
Veja a entrevista com o assessor da Corporação Turismo de Cartagena, Carlos Candela:
(clique no canto inferior direito do vídeo para legendas)
+ Mais: