A Responsible Travel, organização e operadora responsável pela realização de um dos maiores prêmios mundiais do turismo responsável, anunciou no último dia 25 de maio os 75 indicados para o World Responsible Tourism Awards 2016, que será entregue na primeira semana de novembro, em Londres, durante o World Travel Market, com patrocínio do Belize Tourism Board.
As empresas e organizações na disputa cobrem uma gama diversificada de temas, de campanhas e inovação, à redução da pobreza e inclusão de pessoas marginalizadas, de hotéis com iniciativas exemplares de emprego à conservação do habitat e vida selvagem. Representando uma diversidade de trabalhos em 30 países diferentes, a lista de indicados inclui um hotel em Dubai que resgata, reabilita e reintroduz tartarugas, além de educar hóspedes e crianças locais sobre conservação; uma associação de hotéis e restaurantes em Kerala, Índia, que trabalha para garantir que a comida não seja desperdiçada e que ninguém na comunidade passe fome; uma operadora de turismo na Índia que realiza passeios sensoriais tornando patrimônios, mercados gastronômicos e festivais acessíveis a todos; uma campanha para parar com o abuso sexual de crianças no Camboja; e um hotel que oferece emprego, treinamento e empoderamento a refugiados na Austria.
Justin Francis, diretor executivo da Responsible Travel e criador do World Responsible Tourism Awards declarou: “Algumas coisas me deixaram realmente animado esse ano e uma delas é ver representantes de destinos como Dubai, lugares que normalmente não são associados com turismo responsável, incluídos na lista de indicados pela primeira vez. Para mim isso é um indício claro de que a grande indústria do turismo está realmente reconhecendo a importância e os benefícios de se operar de forma responsável”.
Os finalistas serão anunciados no mês de agosto e os prêmios serão entregues dia 8 de novembro, durante o World Responsible Turism Day, na WTM Londres.
Confira a lista completa de indicados: