O famoso letreiro I amsterdam, que ficava em frente ao Rijksmuseum, em Amsterdã, era um dos lugares mais fotografados da Europa. Desde dezembro de 2018, quando foi removido dali para retirar da cidade o estigma “mercadológico”, sua ausência tem sido fortemente sentida. O Greenpeace aproveitou essa falta para perguntar: “E se a Amazônia também desaparecesse?”
A organização instalou nessa quarta-feira, 26 de junho, exatamente no mesmo lugar do anterior, o letreiro I amazônia, para levar a mensagem contra o desmatamento da Amazônia e o apoio aos povos indígenas a uma escala mundial. A mensagem “Eu sou Amazônia” pretende estimular uma identificação das pessoas com a maior floresta tropical do mundo e, ao mesmo tempo, evidenciar que a Amazônia está sendo drasticamente destruída e que os seus povos têm sido assassinados, ameaçados e criminalizados justamente por lutarem para manter a Amazônia viva.
Veja mais: Turistas agora pescam plásticos nos canais de Amsterdam
De acordo com o Greenpeace, I amazônia é uma expressão de solidariedade aos povos da floresta e aos enfrentamentos que eles fazem às grandes corporações, que desmatam, poluem e esgotam seus recursos irresponsavelmente. A organização questiona ainda as recentes medidas do governo, que prometem intensificar ainda mais a exploração desenfreada da Amazônia para dar lugar à agricultura industrial, pecuária, mineração e extração de madeira. “A expansão destas atividades está diretamente relacionada à violência contra as comunidades locais e à invasão e apropriação ilegal de seus territórios”, diz o Greenpeace. A ONG espera que todos tirem fotos no painel e compartilhem com a hashtag #Iamazonia.
Cansados de tantos turistas
Depois de 14 anos, o letreiro original I amsterdam, com 22 metros de extensão por 3 metros de altura, foi removido no fim de 2018. A ideia faz parte de um reposicionamento do destino que está cansado do excesso de turistas. De acordo com o vereador Femke Roosma, autor da petição para retirada do painel, ele atraía uma massa grande de turistas em um espaço pequeno e promovia uma “visão errada” da cidade. “A mensagem de ‘I Amsterdam’ é de que somos todos indivíduos na cidade. Queremos mostrar algo diferente: diversidade, tolerância e solidariedade. Esse slogan reduz a cidade a um cenário de estratégia de marketing”, declarou o vereador.
Além da remoção do painel, a capital holandesa tem tomado outras iniciativas para qualificar seus turistas, como restringir a promoção do destino e criar um atrativo em que visitantes são convidados a casar por um dia com holandeses para conhecerem o lugar na sua essência.
+ Mais: