por Allan Fay
Gostaria de compartilhar um lugar muito especial, que tive a oportunidade de conhecer e que ainda é pouco divulgado no nosso Brasil.
A Ilha das Couves, pouco conhecida, é um paraíso escondido, que vem se popularizando principalmente pela prática de esportes. Está localizada no litoral norte de São Paulo, no município de Ubatuba.
Como chegar: o acesso à Ilha se dá através da praia de Picinguaba, um local que abriga fortes costumes da cultura caiçara. Alguns pescadores oferecem o passeio, com travessia de barco em torno de 15 minutos. É só indicar o horário que pretende voltar, que eles retornam. E para os mais tradicionais, é possível contratar o passeio através de uma agência de turismo. O local é bem simples, com uma infraestrutura básica, porém cercado de muita beleza natural.
O que fazer: a Ilha das Couves possui águas cristalinas e, além da possibilidade de aproveitar o mar, a prática de esportes vem sendo cada vez mais presente no local, principalmente o snorkeling. Algumas empresas oferecem o aluguel de equipamentos, como roupa de mergulho e máscara. Lembrando que é sempre recomendável a monitoria de um profissional qualificado.
O local é frequentado por jovens e vem sendo destino de lazer de famílias, que armam suas barracas nas faixas de areias ou aproveitam o sol em barcos e lanchas.
Alimentação: por se tratar de uma ilha, o local dispõe apenas de um quiosque, onde o acesso é feito por uma trilha. É servida comida simples, como peixe e fritas. Se preferir poderá levar o seu proprio alimento, só não esqueça de não deixar os resíduos por lá. Vamos preservar!
Hospedagem: a visita pode ser feita em um bate e volta. Porém para aqueles que pretendem ficar mais tempo, a praia de Picinguaba oferece algumas pousadas e até mesmo casas de veraneio para aluguel. Na região central de Ubatuba há mais opções de hospedagem, desde pousadas a hotéis para os mais variados gostos.
Bora Viajar Verde?
Esse texto foi escrito por: