Durante a COP21, a Conferência Mundial do Clima das Nações Unidas, a AccorHotels, líder em operação hoteleira, anunciou a assinatura de um contrato de parceria com o Energy Observer, um catamarã experimental de multi-energia, que está sendo desenvolvido por dois homens apaixonados pelo mar em colaboração com a Comissão Francesa de Energia Atômica Alternativa (CEA). A AccorHotels e a CEA irão reproduzir as tecnologias desenvolvidas e testadas no Energy Observer em estabelecimentos piloto com o objetivo de posteriormente implementá-las de forma mais ampla no ambiente hoteleiro.
O Energy Observer, que está atualmente sendo construído em Saint Malo, na França, é um barco experimental para a transição energética. Ele irá navegar ao redor do mundo durante seis anos em busca de soluções inovadoras para o planeta. A bordo, cientistas, pesquisadores, engenheiros, jornalistas, artistas e outros ativistas terão autossuficiência energética.
O chairman e CEO da AccorHotels, Sebastien Bazin declarou, “nossa parceria com o Eneregy Observer reflete nosso desejo, como uma construtora e operadora sustentável de hotéis, de estimular uma abordagem virtuosa de longo prazo. Esta é notavelmente a missão do HotelInvest, a divisão que cuida dos nossos ativos permanentes da AccorHotels. Ela constrói, coordena e melhora o valor das nossas construções da melhor e mais durável maneira sem deixar de respeitar o meio ambiente. Por exemplo, nós estamos trabalhando para reduzir as pegadas ecológicas dos nossos hotéis durante o ciclo de vida dos mesmos, e que tem início fazendo as nossas construções mais energeticamente eficientes desde o momento da sua construção”.