Ao completar cinco anos, o Planet 21, programa de desenvolvimento sustentável da rede Accor, coleciona sucessos com dois terços dos 21 objetivos já implementados, consumo de água reduzido em aproximadamente 9%, consumo de energia reduzido em 5,3% e as emissões de carbono reduzidas em 6,2%. Ao final de 2015, todos os hotéis estavam comprometidos em protegerem crianças contra abusos e mais de 4,5 milhões de árvores foram plantadas pelo mundo desde 2009. O Planet 21 permitiu que o grupo unisse suas equipes e envolvesse hóspedes e parceiros em uma abordagem estruturada, reconhecida internacionalmente. A segunda etapa do programa, voltada para os anos 2016 a 2020, acaba de ser anunciada pela Accor e promete a mesma direção, com metas mais elevadas.
Sébastien Bazin, presidente e CEO da Accor, afirmou: “O compromisso e a energia demonstrados por nossas equipes na implementação do Planet 21 pelo mundo são estímulos valiosos para nosso desempenho sustentável. Atualmente, queremos expandir nossas ambições nos baseando em inovação e responsabilidade. A segunda temporada do Planet 21 possibilitará a criação de um patrimônio de forma sustentável e reduzirá nossos impactos negativos por meio da mobilização de nossos funcionários, hóspedes, parceiros e comunidades locais. Nossa perspectiva é estimular a mudança rumo a uma hospitalidade positiva, mais responsável e inventiva, onde quer que estejamos”.
Como parte de uma política de progresso e transparência, o grupo consultou clientes e equipes para elaborar o novo programa; atualizou sua pegada ambiental e avaliou sua pegada socioeconômica pela primeira vez para avaliar desafios. O Planet 21[2016-2020] reforça alguns dos compromissos básicos do grupo, como a redução da sua pegada ambiental, e identifica novos objetivos. O programa tem duas prioridades: alimentos e bebidas e construções. Para fornecer aos hotéis o apoio efetivo à medida em que implementam o novo plano, um novo sistema tem metas mais altas, mas é mais flexível, considerando as especificidades locais e as realidades operacionais.
Em 2020, a companhia tem como metas ter:
- 30% menos desperdício de comida
- 100% das novas construções e reformas de suas propriedades próprias e arrendadas com baixa emissão de carbono
- hortas urbanas em seus hotéis
Para a operação na América do Sul, o Plant for The Planet é um dos projetos que reforçam a trajetória de sucesso do programa. “Temos uma área de reflorestamento para o programa Plant for the Planet no Brasil, na Serra da Canastra, onde plantamos mais de 500 mil mudas em parceria com a ONG Nordesta, onde impactamos positivamente no povoamento da fauna e flora nativa a três bacias hidrográficas. Estamos muito contentes e motivados para mais uma etapa até 2020”, avalia Antonietta Varlese, VP de Responsabilidade Social Corporativa AccorHotels América do Sul.