Nesta quarta-feira, 30 de março, durante a World Travel Market Latin America 2016, a ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura lançou o Abeta Summit 2016 | XIII Econtro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que acontece de 6 a 10 de novembro, anunciando o município de Três Coroas, no Rio Grande do Sul, como destino anfitrião. Em um auditório lotado, associados, amigos, parceiros e representantes das Secretarias de Turismo de Canela, Gramado, Porto Alegre e Três Coroas, do Governo do Rio Grande do Sul, do Sebrae Nacional, da Confederação Nacional do Comércio, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina e do Global Sustainable Tourism Council, ouviram do presidente da ABETA, Evandro Schütz, e do vice-presidente, Luiz Del Vigna, os motivos da escolha de Três Coroas e comemoraram o lançamento com um brinde descontraído.
O presidente lembrou que o Brasil ganhou destaque nos últimos anos ao ser classificado como o país com maior biodiversidade do planeta e como um dos maiores potenciais para o turismo de aventura, devido ao povo anfitrião e à geografia. “Representamos o que acreditamos que seja exclusivo nosso e o que sabemos fazer de melhor”, disse Evandro. De acordo com Luiz Del Vigna, o Luizão, o ABETA Summit fará questão de falar de cooperação, troca e coletividade em um momento de ruptura no Brasil que não combina nada com o que perfil do setor. Será também a primeira vez que o evento abre às portas oficialmente a todos os países de língua latina, com o I Encontro Latino Americano de Ecoturismo e Turismo de Aventura.
Evandro contou que Três Coroas é um dos melhores exemplos de parceria e associativismo no Brasil, com empresários que dividem os mesmos perfis de clientes em atividades semelhantes na mesma região, mas são capazes de trocar, somar, se unir e ainda tomar sua cerveja juntos toda semana. “Posso dizer que hoje Três Coroas tem a maior base de rafting de lazer do Brasil e vocês precisam conhecer isso”, apostou Evandro.
Teriana Selbach e Flavio Belotto, dois dos empresários locais, disseram que estão esperando os participantes de braços abertos. “É uma grande responsabilidade, porque o ABETA Summit vem sendo realizado com muito êxito nos últimos anos. Mas vamos dar o nosso melhor e esperamos todos em novembro!”, afirmou Teriana.