Autoridades pedem mais investimentos para um turismo sustentável
O atual cenário do turismo brasileiro e as perspectivas para seu crescimento foram os grandes temas de debate durante a ABAV Expo 2015 que terminou hoje, 26 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Reunidos, representantes do turismo nacional e internacional, autoridades governamentais, convidados e visitantes fizeram relacionamentos, negócios e debateram sobre os diversos aspectos que prevalecem no setor no Brasil hoje. Mais de 32 mil pessoas participaram dos três dias de evento.
A demanda por mais investimentos, a revisão dos acordos de emissão de visto durante o ano dos Jogos Olímpicos e a crise foram os temas mais recorrentes diante da alta do dólar e dos atuais números do turismo no país. Durante o encontro de abertura, o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo, destacou: “Aqui, temos uma oportunidade especial para a superação da crise instalada no País, por meio da nossa união, do aprimoramento da nossa prestação de serviços ao viajante e da requalificação contínua”, afirmou Azevedo depois de lembrar: “Cada vez mais o desenvolvimento sustentável deve ser observado nas atividades do nosso setor”.
O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA, Alexandre Sampaio, apostou que a crise será superada, enfatizando, para tanto, a importância de mais investimentos, valorização da pasta no governo e da facilitação dos vistos. As demandas foram referendadas pelo Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, que afirmou estar trabalhando pela liberação de vistos para norte americanos durante um período de no mínimo seis meses que precedem a Olimpíada, e pelo diretor da Organização Mundial do Turismo – OMT, Márcio Favilla, que alegou: “Pelo que representa em termos econômicos e sociais, os governos precisam reconhecer o valor do turismo”.
O diretor da OMT apresentou os números do turismo no país e no mundo durante o painel “Uma visão global do turismo no Brasil” lembrando que, mesmo diante da crise mundial, o setor tem crescido em média 4% ao ano e é responsável por 10% do PIB global. No Brasil porém, apesar de ser o quinto item na balança comercial, o setor ainda está aquém de seu potencial, segundo o Favilla. Os 6,4 milhões de turistas internacionais recebidos em 2014, em um ano de Copa do Mundo, ainda são muito pouco diante das mais de 1 bilhão de viagens internacionais que ocorreram no último ano. “Precisamos de mais investimentos, de mais conectividade aérea e também de superar os problemas de imagem como a Colômbia vem fazendo ativamente”, afirmou.
O presidente da ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Eduardo Sanovicz, enfatizou as mudanças no perfil do consumidor de turismo no Brasil, que agora está mais informado e buscando novidades. Foi prosseguido pelo presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo – APAVT, Pedro Costa Ferreira, que declarou: “Precisamos descobrir novas e melhores maneiras de promover o Brasil no mercado europeu”. O painel, que integrou o Congresso ABAV de Turismo, foi concluído por Jayson Westbury, presidente da WTAAA – World Travel Agents Associations Alliance. Jason lembrou que o Brasil precisa aproveitar o grande potencial de divulgação dos Jogos Olímpicos e comparou: “A Austrália, um país muito menor, gasta US$ 1 bilhão por ano em promoção turística, enquanto o Brasil gastou apenas US$ 20 milhões no último ano”.