Viajante Natural Destino Internacional

Rosh Hanikra – as incríveis grutas marinhas no norte de Israel

Rosh Hanikra
Escrito por Ana Duék

No extremo norte de Israel, na Galileia Ocidental, surpreendentes grutas de calcário formadas pela erosão do Mar Mediterrâneo sob uma rocha milenar separam a fronteira entre Israel e o Líbano. Dali é possível observar o som e o contraste entre as ondas azuis que batem com força dentro das cavernas escuras ou nas superfícies externas quase brancas das rochas de calcário. Rosh Hanikra (que, em Português, significa ‘cabeça das grutas’) é uma linda reserva natural e um dos atrativos mais procurados na Galileia Ocidental. Mas, incrivelmente, ainda pouco conhecida pelos brasileiros.

Para chegar às grutas, tomamos um bondinho vermelho ou amarelo, conhecido como o mais íngreme do mundo. A viagem é curta, apenas 2 minutos, mas a vista, incrível. O primeiro passo é assistir a uma apresentação audiovisual, em um cinema dentro de uma caverna, que conta a história do lugar. Rosh Hanikra fica localizada em uma montanha chamada Cordilheira das Escadas. Acredita-se que, no ano 333 ac, Alexandre o Grande foi forçado a construir uma escada na encosta da montanha para passar com seu exército. Muitos exércitos passaram depois por ali, entre os quais assírios, persas, gregos, romanos, árabes e cruzados.

Rosh Hanikra

O bondinho mais íngreme do mundo é um dos atrativos de Rosh Hanikra

Durante o mandato Britânico na Palestina, após a I Guerra Mundial, os britânicos pavimentaram a rota e, em seguida, em 1941, construíram um túnel pelas rochas, que ligava a cidade israelense de Haifa a Beirute e Trípoli, no Líbano. Com a passagem de um trem, conseguiram conectar uma longa rota entre o Sinai, no Egito, Palestina, Líbano, Síria, Turquia e a Europa. Quando Israel iniciou sua guerra de independência, em 1947/48, o medo de que o Líbano enviasse seu exército por terra levou um grupo de israelenses a implodir o túnel, que está fechado até hoje. No outro lado da tela onde assistimos ao filme que conta toda essa história está a parede que separa hoje Israel do Líbano.

Rosh Hanikra

Ainda é possível caminhar pelo túnel que ligava o Líbano a Israel

Veja mais: o que fazer em Acre, Israel – a cidade das cruzadas

Depois da apresentação audiovisual, é possível caminhar por dentro das grutas e ouvir de pertinho o barulho do mar batendo nas pedras. As grutas de Rosh Hanikra são formadas de calcário e resultado de milhares de anos de processos geofísicos, que incluíram choques subterrâneos que criaram lacunas entre as rochas; a penetração de chuvas nessas lacunas e a erosão causada pelas ondas durante as tempestades. O túnel das grutas tem 200m, mas a paisagem do lado de fora também é deslumbrante! Dependendo da época do ano, prepare-se para um lugar quente e muito úmido.

Veja mais: o que fazer em Acre, Israel – a cidade das cruzadas

Rosh Hanikra

Para os mais aventureiros, é possível combinar a visita com um passeio de bicicleta ao longo da praia ou um tour agroecológico em carrinhos de golf pelo Kibbutz Rosh Hanikra. Os turistas são recebidos por um membro do kibbutz e ele faz um tour guiado pelo local, explicando o funcionamento e o dia a dia no kibbutz e passando pelo pomar, plantações e estábulo.

Rosh Hanikra

Foto: Rosh Hanikra

Como visitar Rosh Hanikra:

Horário de verão: aberto de sábado a quinta e feriados, das 9h às 18h. Sextas e vésperas de feriados, das 9h às 16h
Horário de inverno: domingo a sexta, das 9h às 16h. Sábados das 9h às 18h

Ingressos: (podem ser comprados na hora, na bilheteria)
adultos 48 NIS; crianças, estudantes e seniors 38 NIS; ingresso combinado Rosh Hanikra + passeio de bicicleta 76 NIS; ingresso combinado Rosh Hanikra + tour agroecológico em carros de golf NIS 95

Como chegar:

. de carro: viajando sempre no sentido norte pela Rodovia 4 você deve seguir 10 minutos depois da cidade de Naharyia até a fronteira com o Líbano;

. de ônibus ou trem: desça na estação Nahariya. Há trens vindo regularmente de Tel Aviv ou Jerusalém. Você pode conferir os horários do trem aqui. Quando sair da estação, vai precisar pegar um taxi até Rosh HaNikra. Eles ficam parados na rua Lohamei HaGettaot

Day Tours:

Confira também os tours diários da Tourist Israel para Rosh Hanikra e outros destinos do país

viajei a Rosh Hanikra a convite da Western Galilee Now

+ Mais:

🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

Cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você apoia o Viajar Verde e ajuda a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

👭 WORK EXCHANGE E VOLUNTARIADO: Worldpackers

💻 CURSOS DE VIAGEM E NOMADISMO DIGITAL: Worldpackers Academy

🌐 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

📳 CHIP DE CELULAR: Viaje Conectado

⛷ROUPAS E EQUIPAMENTOS DE AVENTURA: Columbia

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?

Skip to content