O World Travel & Tourism Council anunciou na última terça-feira, 15 de janeiro, os finalistas da edição 2019 do prêmio Tourism for Tomorrow Awards, que reconhece grandes iniciativas pelo mundo focadas no turismo responsável e sustentável. Entre os finalistas, estão duas empresas brasileiras: os atrativos de ecoturismo do Grupo Rio da Prata, Mato Grosso do Sul, e o hotel Reserva do Ibitipoca, em Ibitipoca (MG).
O Grupo Rio da Prata é um dos finalistas na categoria Destinations Stewardship Award, voltada para organizações líderes que ajudam no desenvolvimento sustentável do destino, beneficiando seus moradores e visitantes. Fazem parte do Grupo o Recanto Ecológico Rio da Prata, Lagoa Misteriosa, ambos localizados em Jardim (MS) e a Estância Mimosa, em Bonito (MS), atrativos turísticos resultados de um projeto familiar que colocou em prática a capacidade de empreender e inovar, com o propósito de criar um modelo de ecoturismo organizado com visitação limitada, focado em qualidade e segurança, e viável economicamente.
O Grupo Rio da Prata concorre ao lado do Masungi Georeserve, nas Filipinas e do St. Kitts Sustainable Destination Council, na Ilha de São Cristóvão, no Mar do Caribe.
O Reserva do Ibitipoca é finalista na categoria Investing in People Award, que destaca os incentivos e parcerias com comunidades locais. Gloria Guevara, Presidente e CEO do WTTC, revela que “os finalistas deste ano destacam as organizações que lideram o caminho das viagens e turismo sustentáveis. Eles refletem as prioridades estratégicas de ação climática, administração do destino, futuro do trabalho e responsabilidade social do WTTC”.
Os vencedores do Prêmio Tourism for Tomorrow 2019 serão anunciados durante a cerimônia de premiação na 19ª Cúpula Mundial do WTTC em Sevilha, Espanha, de 2 a 4 de abril de 2019.