A WTM London anunciou ontem os 18 finalistas do WTM World Responsible Tourism Awards de 2018, maior prêmio mundial voltado para o Turismo Responsável. Após longas deliberações, os jurados chegaram aos resultados em 5 categorias: Melhor Comunicação de Turismo Responsável, Melhor Condições de Emprego, Melhor Benefício Econômico Local, Melhor para Vida Silvestre e Melhor Gerenciador de Sucesso.
“Está claro que as expectativas estão aumentando. Os juízes procuram empresas e organizações que declaram claramente suas prioridades, que dizem pelo quê estão se responsabilizando e por quê. Empresas que podem evidenciar os resultados e impactos de suas ações ao assumir responsabilidade”, comentou o presidente do painel de jurados, Harold Goodwin.
Se desconsiderarmos as empresas que têm presença global, como a Intrepid Group e a World Animal Protection, que tem feito um trabalho relevante de conscientização sobre exploração de animais no turismo no Brasil, este ano não encontramos nenhum país da América Latina entre os finalistas do WTM Responsible Tourism Awards. Uma surpresa triste, já que em anos anteriores já tivemos nomes de peso, como a Pousada Uakari e a Tren Ecuador.
Os prêmios serão apresentados na WTM Londres durante oo Dia Mundial do Turismo Responsável da WTM, no dia 7 de novembro, onde serão anunciados os vencedores de Ouro e Prata nas cinco categorias.
Os finalistas são: (ainda não foram especificadas em quais categorias)
- African Ivory Route, Limpopo, South Africa
- Associacio Marques de Pastor. El Cinque LIAC, Catalunya, Spain
- Barcelona, Catalunya, Spain
- Coconut Lagoon, Kerala, India
- Fringe Ford, Kerala, India
- International Institute for Environment and Development, Global
- Intrepid Group, Global
- Intrepid Colombo, Sri Lanka
- Kumarakorum, Kerala, India
- Madi a Thavha, Limpopo, South Africa
- Mother Ivey’s Bay Holiday Park, UK
- National Trust, Northern Ireland
- One Seed, USA
- Rethink Orphanages, Global
- Sri Lanka Wildlife Conservation
- TUI UK & Ireland
- Wildlife ACT, South Africa
- World Animal Protection, Global