Landschaftspark transforma área urbana em espaço de natureza e parque na Alemanha
O Landscape Park, Landschaftspark ou, em português, Parque Paisagem, localizado na cidade de Duisburgo, no vale do Ruhr, na Alemanha, foi destacado em agosto de 2015 pelo jornal Britânico The Guardian como um dos mais incríveis parques urbanos do mundo. Criado em uma região degradada pela industrialização, aproveitando as antigas construções e estruturas abandonadas, o parque trouxe nova vida ao local para moradores e visitantes.
Em uma área de 180 hectares, natureza, herança industrial e uma incrível instalação de luzes, que ilumina o parque com cores toda noite a partir das 17h, se combinam para criar um parque único. Diversos eventos e festivais ocupam o parque durante o ano. Entre 12 de julho e 12 de agosto é a vez do festival de cinema de verão, com filmes ao ar livre.
A cultura industrial e a história são não somente o cenário, mas também temas para tours e visitas escolares pelo parque na Alemanha. Os bunkers de armazenamento de minério ganharam jardins e muros de escalada e o gasômetro virou um grande e surpreendente tanque para mergulho. O Landschaftspark tem ainda trilhas para caminhada e ciclismo, circuito de arvorismo, espaços para eventos culturais, feiras gastronômicas e muito mais. A entrada do parque na Alemanha é gratuita. No prédio onde funcionou a fábrica da ThyssenKrupp, hoje o albergue Duisburg-Meiderich Youth Hostel recebe visitantes.
Veja mais: Viagens sustentáveis na Alemanha reunidas em site
A seleção do The Guardian dos melhores parques urbanos do mundo incluiu também o Parque Ibirapuera, em São Paulo, o Boboli, em Florença, e a High Line, em Nova York.