Apenas dois dias antes de o parque Sea World San Diego levar ao público seu último controverso show de acrobacias com baleias orcas, a companhia anunciou que a mais famosa delas, Tilikum, estrela do filme Blackfish (2013), morreu na manhã do dia 6 de janeiro. Tilikum ficou conhecido por seu temperamento difícil, que levou à morte de três pessoas, incluindo a treinadora Dawn Brancheau, no Sea World, em 2010. Ele inspirou movimentos pelo fim dos shows com orcas no Sea World e fez o parque se confrontar com a realidade dos perigos da interação com humanos e dos maus tratos do isolamento em cativeiro e separação da família.
“É com pesar que compartilhamos a triste notícia da morte de Tilikum, uma das orcas mais conhecidas do SeaWorld Orlando. Tilikum foi um membro amado da família SeaWorld por 25 anos e tocou a vida de milhões. A família SeaWorld e muitas pessoas que Tilikum inspirou sentirão muita falta dele”, disse a empresa em sua página no Facebook.
Apesar de encerrar as performances, conhecidas como “Shamu shows” em San Diego, o Sea World anunciou que elas continuarão acontecendo nos parques de Orlando, Florida e San Antonio, Texas até 2019. Em San Diego, entra em cena o “Encontro com a Orca”, segundo o parque, uma experiência de base educacional.