Representantes e entusiastas da economia verde e do setor orgânico estarão reunidos no Rio de Janeiro, de 2 a 4 de junho, para a 5ª edição do Green Rio. O evento com entrada gratuita, que este ano acontece na Marina da Glória, já é uma reconhecida plataforma para negócios sustentáveis e pretende movimentar a cidade olímpica com palestras, feira, rodadas de negócios, prêmio e outras iniciativas pela sustentabilidade destacando o consumo consciente e abrindo oportunidades para os negócios mais responsáveis às vésperas dos Jogos Rio 2016.
Mais de 50 expositores comprometidos com alimentação e produção sustentável e bioeconomia estarão presentes. Entre eles a Associação Roteiros de Charme, o Centro Sebrae de Sustentabilidade, a Associação Rendas do Amanhã, o Preserva Mundi, o Sítio do Moinho e o Programa Rio Rural.
Os visitantes terão acesso ainda à Conferência Green Rio, com palestrantes nacionais e internacionais, que falarão sobre temas como a relação da bioeconomia com a biodiversidade, o cenário global pós COP 21, alimentação saudável e sustentável dentro e fora das escolas e cosméticos amazônicos. A entrada é gratuita e as inscrições para o evento podem ser feitas pelo site http://www.greenrio.com.br/.
A rodada de negócios da edição 2016 contará com a parceria do programa Sebrae no Pódio, que capacita micro e pequenas empresas para serem fornecedoras de hotéis e restaurantes em megaeventos esportivos, e da Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA) e servirá de ponte entre fornecedores – restaurantes, caterings, redes de supermercados, hotéis, pousadas e lojas – e compradores. Segundo Maria Beatriz Martins Costa, idealizadora do Green Rio, a expectativa é que sejam gerados mais de R$ 6 milhões em negócios, o dobro do volume alcançado em 2015.
O legado e a inovação dos Jogos Rio 2016 serão o tema de um dos painéis da Conferência Green Rio, do qual participará o Embaixador Laudemar Aguiar, coordenador de relações internacionais da Prefeitura do Rio, que apoia institucionalmente o evento. “A realização deste evento na cidade, ao apresentar o tema da economia verde, contribuirá para sensibilizar os cariocas sobre o meio-ambiente e a sustentabilidade, além de promover educação ambiental e consumo consciente”, acredita Maria Beatriz.
Rio Orgânico
Os produtos orgânicos terão um espaço exclusivo dedicado a este setor, o Rio Orgânico, que vai promover a Semana do Alimento Orgânico durante o evento. O painel “Parceria Orgânicos & Consumidor” debaterá o assunto com produtores e contará com a presença do coordenador de Agroecologia do Ministério de Agricultura, Rogério Dias, e da coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos, Sylvia Wachsner.
A Amazônia estará presente no Green Rio 2016 com o projeto “Cosméticos de Base Florestal da Amazônia”, do qual fazem parte sete estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. No estande da Amazônia,o público poderá conferir cosméticos locais e um painel da conferência apresentará os resultados da iniciativa.
Sobre o Green Rio: o Green Rio teve sua primeira edição em 2012, quando foi um side-event da Rio +20. Ao longo desses quatro anos, o evento se firmou como plataforma de negócios sustentáveis que reúne expositores, palestrantes e representantes da economia verde e do setor orgânico. Em rodadas de negócios, o Green Rio já movimentou até hoje em suas quatro edições mais de R$ 8 milhões.
Green Rio
Dias 2, 3 e 4 de junho de 2016
Marina da Glória – Rio de Janeiro
Entrada gratuita | Horário: 10 às 17h30
Programação: http://www.greenrio.com.br/index.php/programacao/