Como uma operadora ou agência de viagens pode desenvolver itinerários responsáveis com o meio ambiente e as comunidades que recebem seus passageiros? Para James Scipioni, fundador da operadora Go Barefoot, a chave está sem dúvida na cadeia de fornecedores da empresa. Trabalhar com cada um dos integrantes desta cadeia é, de fato, uma das melhores formas de inovar na criação de produtos sustentáveis.
A cadeia de produção do turismo inclui não só serviços turísticos diretos, mas também aqueles que são contratados por estes serviços e influenciam no resultado final do produto, neste caso, um itinerário, roteiro, pacote ou programação.
James compartilha sua experiência no tema, sugerindo 5 recomendações:
1. Escolher como fornecedores os atores locais adequados (tanto em serviço de hospedagem, como outros). São aqueles que estão fazendo esforços genuínos para adotar um enfoque mais sustentável ecologica e socialmente. Parceiros importantes podem ser, além de ONGs, cooperativas, pequenos empreendedores locais e projetos turísticos que estão alcançando metas sociais ou ambientais através do turismo e, por consequência, beneficiando as comunidades.
2. Pedir aos parceiros / fornecedores que assinem um Código de Boas Práticas onde aceitem trabalhar com operações ecológicas e éticas. De forma adicional, a agência ou operadora pode oferecer a eles ajuda e orientação de como adotar melhores práticas.
3. Comunicar sobre a importância e os benefícios do turismo sustentável aos fornecedores e clientes. Motivá-los a buscar experiências turísticas em áreas menos exploradas para que tenham um encontro com tradições e culturas autênticas e, ao mesmo tempo, favoreçam a empregabilidade e as oportunidades em regiões rurais e mais distantes dos polos turísticos.
4. Incorporar nos itinerários experiências gratificantes, inspiradoras e divertidas que destaquem tanto os desafios, quanto as soluções – ambientais e sociais – do destino turístico.
5. Evitar os resorts, cruzeiros e situações “all inclusive” com o objetivo de garantir que o dinheiro permaneça na economia local, estimulando os empreendimentos familiares associados à cadeia de produção.