O último relatório “The Case for Responsible Travel: Trends & Statistics 2015”, divulgado em abril de 2015 pela organização internacional CREST – Center for Responsible Travel, revelou que existe um aumento na demanda por produtos e serviços turísticos que protejam o meio ambiente e respeitem culturas locais.
Dados do relatório indicam que:
- Cerca de 43% dos entrevistados para o relatório Blue & Green Tomorrow’Sustainable Tourism 2014 disseram que levariam em conta a pegada de carbono ou questões éticas na decisão de suas férias.
- 66% dos participantes da pesquisa Nielsen Wire Survey disseam que dão preferência a produtos e serviços de empresas que desenvolvem programas comunitários ou sociais.
- Um em cada cinco consumidores está disposto a pagar mais por uma viagem com uma empresa que tenha planejamento ambiental e social, de acordo com um estudo da Global Business Travel Association.
- A porcentagem de empresas com políticas que exigem ou recomendam que os hotéis adotem medidas sustentáveis também cresceu nos Estados Unidos de 11% em 2011 para 19% e, 2014, segundo o mesmo estudo.
- Uma pesquisa do Trip Advisor com 1.300 viajantes norteamericanos mostrou que um terço deles considera frequentemente ou sempre o impacto ambiental na hora de escolher hotéis, transporte ou alimentação.
O relatório do CREST reúne estudos e pesquisas de variadas fontes, funcionando como um bom resumo de tendências no consumo de viagens, destinos e negócios turísticos responsáveis. Como o documento utiliza dados de fontes diversas, é também um material interessante para se observar o posicionamento de intenção das pessoas (o que elas dizem que farão) diante do comportamento efetivo dos consumidores.
Leia o relatório completo: “The Case for Responsible Travel: Trends & Statistics 2015”
+ Mais: