Mercado

Polo Sebrae de Ecoturismo lança Manual de Boas Práticas para Projetos de Turismo de Base Comunitária

Manual de Turismo de Base Comunitária
Missão técnica do Sebrae MS no Amazonas | Foto: Divulgação
Escrito por Ana Duék

Sebrae-MS apresenta novo manual durante o Inspira Ecoturismo, em Bonito, com palestra de Marianne Costa, do Instituto Vivejar

O Sebrae-MS, através do Polo Sebrae de Ecoturismo, está lançando o Manual de Boas Práticas para Projetos de Turismo de Base Comunitária com foco no Ecoturismo, um guia inovador que visa apoiar consultores, gestores públicos, empreendedores e comunidades no desenvolvimento de iniciativas de turismo comunitário no contexto do ecoturismo. Além de trazer conceitos, reflexões essenciais e o histórico sobre o turismo de base comunitária (TBC), o manual traz abordagens práticas, orientações objetivas e cases inspiradores para facilitar consultorias e o desenho de experiências de forma responsável.

O Manual foi desenvolvido pelo Instituto Vivejar, reconhecido por sua ampla atuação em territórios e comunidades tradicionais em todo o Brasil, e surgiu da necessidade de oferecer conteúdo qualificado sobre a gestão de projetos e consultoria em TBC no segmento do ecoturismo. “Em dezembro de 2022, realizamos uma missão técnica com gestores e técnicos do Sebrae de Mato Grosso do Sul ao Amazonas, e identificamos a necessidade de aprofundar nosso conhecimento sobre TBC, além de aproveitar as oportunidades que surgem da combinação com o ecoturismo”, explica Telcio Prieto Barboza, gestor do Polo Sebrae de Ecoturismo.

Manual de Turismo de Base Comunitária

Marianne Costa, CEO do Instituto Vivejar e coautora do manual, será a responsável pela apresentação oficial da obra durante uma palestra no evento Inspira Ecoturismo, em Bonito, nesta quinta-feira, 12 de setembro, à tarde. Marianne reforça a importância de compreendermos que o turismo comunitário não é um segmento como o ecoturismo. “O turismo de base comunitária não é um segmento. Ele surge como um modelo de gestão, baseado na autonomia de decisão e escolha das pessoas da própria comunidade, com o intuito de fortalecer o coletivo, valorizar o território, a cultura e os saberes tradicionais. Ele pode estar presente em qualquer segmento turístico”, explica Marianne.

Com enfoque em práticas que geram impacto positivo nas comunidades, o manual traz questões imprescindíveis, como as premissas para projetos com comunidades e a identificação de potencial turístico no contexto do turismo comunitário. Reúne ainda uma linha do tempo do TBC no Brasil e no mundo e traz links para outros materiais esclarecedores sobre comunidades tradicionais, turismo comunitário e turismo responsável.

O manual já está disponível para download gratuitamente no site oficial do Polo Sebrae de Ecoturismo. Clique aqui para acessar 

+ Mais:

🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

Cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você apoia o Viajar Verde e ajuda a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

👭 WORK EXCHANGE E VOLUNTARIADO: Worldpackers

💻 CURSOS DE VIAGEM E NOMADISMO DIGITAL: Worldpackers Academy

🌐 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

🚣 TOURS E PASSEIOS: Viator

🧳 ALUGUEL DE MALAS: Get Malas

📱CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Viaje Conectado

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?

Skip to content