No último dia do Adventure Elevate Latin America, realizado pela ATTA – Adventure Travel Trade Association, de 6 a 8 de maio, na capital do Equador, Quito, a Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, a prefeitura de Bonito e a Embratur anunciaram a cidade de Bonito, referência em ecoturismo no mundo, como a sede para a próxima edição do evento, em 2025.
O presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, destacou a capacidade de Bonito para realizar um evento como o Adventure Elevate Latin America. “A referência que temos hoje é o resultado de um trabalho conjunto entre setor público e privado de mais de quarenta anos na direção de um turismo responsável, que consegue agora entregar para todos um destino incrível e preparado para receber eventos desta importância e dimensão”, disse.
A data exata do Adventure Elevate Latin America, em Bonito, ainda não foi divulgada. Mas podemos esperar que ele ocorra em maio de 2025. Também estavam presentes no momento o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, a secretária de turismo de Bonito, Juliane Salvadori, e o embaixador do Brasil no Equador, Pompeu Andreucci.
Marcelo Freixo lembrou que “Bonito é referência internacional em ecoturismo, não apenas por sua beleza natural e a qualidade dos seus serviços, mas porque está na vanguarda de políticas de sustentabilidade. Recebermos um evento desta magnitude em Bonito é um recado para o mundo de um Brasil que é o principal destino de ecoturismo do planeta, e promove um tipo de turismo que se propõe construir um mundo melhor”.
Levando a sério a agenda da sustentabilidade no turismo brasileiro, a Embratur tem realizado diversas atividades e parcerias, no sentido de promover mais diversidade e inclusão, distribuir os impactos positivos locais e promover ações climáticas efetivas dentro do setor. Entre elas está uma parceria estratégica com o MUDA! Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável. Marcelo Freixo destacou: “O debate da sustentabilidade, é o debate da democracia”.
Bonito, destino carbono neutro
A cidade de Bonito, no MS, foi certificada em 2024 como o segundo destino do mundo carbono neutro do mundo, depois apenas de Machu Picchu. Foi também o primeiro destino a assinar a Declaração de Glasgow sobre a Ação Climática no Turismo e vem trabalhando fortemente na sua jornada de descarbonização.
Para a vice-presidente da Adventure Travel Trade Association, Gabriella Stowell, a escolha da cidade representa um exemplo de destino que pratica o turismo sustentável para o mundo. “Bonito é o destino que a gente fala que tem tudo o que um destino de aventura deve ter: natureza, cultura e atividade física. Sobre a escolha de Bonito, estamos muito contentes. É um sonho, pois já trabalhamos com o destino nas feiras há muito tempo”, ressaltou Stowell.
Juliane Salvadori, secretária municipal de Turismo de Bonito, lembrou que a cidade pode ser a porta de entrada para que mais turistas internacionais visitem outras cidades do estado. “Bonito, nós sabemos que é uma referência em ecoturismo no nosso país e nós já, há muitos anos, participamos desses eventos internacionais, muitos deles em parceria com a Embratur. Com esse apoio mais próximo da Agência, todo esse respaldo a nível do governo federal, faz com que realmente a gente possa realizar diversas ações que tenham resultados muito efetivos para o nosso município, como a promoção internacional de uma maneira mais forte”, pontuou.
+ Mais: