Recentemente tive o prazer de estar em sala de aula com a turma do Segundo Ano do Ensino Fundamental I do meu filho mais velho. Como sou jornalista e professora, me ofereci para realizar uma oficina de redação coletiva com as crianças de 7 e 8 anos pois queria saber o que eles achavam sobre o contato que tinham com a natureza. O resultado está nas linhas abaixo: crianças transbordando energia e amor ao verde.
“A natureza é importante para todos os seres humanos. Ela faz o mundo ficar melhor, ela nos ajuda a viver com harmonia e tranquilidade. Deus criou a natureza para ser o lar dos animais e dos seres humanos. Se não houvesse natureza não teríamos comida.
Gostamos de observar flores, insetos, árvores, folhas, brincar, deitar e jogar bola na grama,
fazer esportes, ir à cachoeira, andar de barco, brincar de pique, fazer estrelas, plantar bananeira,
dar cambalhotas e plantar plantas.
Aqui no colégio a gente tem o privilégio de ter uma árvore centenária chamada
Castanheira do Maranhão. Ela dá sombra, flores, castanhas, é casa para os insetos,
passarinhos, e as crianças adoram brincar ao redor dela.
Os lugares que a gente já visitou onde tem natureza são: Teresópolis, Minas Gerais, Ceará, Arraial do Cabo, Saquarema, Arraial d´Ajuda, Beto Carrero, Itaipava, Búzios, Petrópolis, Mangaratiba, São Paulo, praia Paraíso, Hot Park, sítio dos avós, Angra, Saco do Mamanguá, Amazônia e Disney.
Devemos cuidar sempre da natureza não jogando lixo no chão, nos rios, não cortando árvores,
não maltratando animais, e não poluindo as águas.”
Após esses relatos saí da sala de aula com o coração quentinho, certa de que as crianças sabem da importância do meio ambiente. Então só nos resta, como adultos, incentivar este convívio com a mãe Terra para que a conexão e o amor não se percam por aí. Os cuidados lapidados na infância fazem com que as crianças cresçam adultos mais conscientes, com fortes vínculos com o meio ambiente, mais dispostos a zelar pela proteção ambiental no futuro.