A Booking.com acaba de anunciar os resultados da mais extensa pesquisa mundial sobre o comportamento dos viajantes em relação ao turismo sustentável. Todos os anos, a plataforma de reserva de hospedagens entrevista viajantes no mundo todo para entender suas intenções e atitudes em relação a fazerem viagens mais conscientes e responsáveis. O Relatório Booking.com de Viagens Sustentáveis 2022 identificou que 81% dos turistas mundiais pensam que viajar de forma sustentável é importante para eles e 71% disseram que desejam fazer viagens assim nos próximos 12 meses, o que representa um aumento de 10% em relação ao ano de 2021.
Sempre gosto de lembrar que os números de pesquisas de intenção em relação a questões éticas são relativos e é importante pensarmos que estes valores não necessariamente representam resultados práticos. Em todo caso, o Relatório Booking.com de Viagens Sustentáveis é a principal pesquisa que temos sobre a relação dos viajantes com o turismo responsável e é uma ótima ferramenta e termômetro para refletirmos sobre o presente e futuro do turismo e o que ainda precisamos transformar.
Preocupação com o impacto das viagens é cada vez maior
De acordo com a pesquisa, a aproximação dos viajantes com o turismo sustentável vem crescendo ano a ano com cada vez mais pessoas dispostas a buscarem formas mais conscientes de viajar. Para o relatório de 2022, foram entrevistados de mais de 30.000 viajantes em 32 países e territórios (incluindo cerca de mil no Brasil). A metade deles afirmou que notícias recentes sobre mudanças climáticas influenciaram na escolha de viagens mais sustentáveis. Em 2016, a média de respondentes que procurava por hotéis sustentáveis para se hospedar era de 34%. Este número subiu para 65% em 2017 e, em 2022, alcançou 70%.
Quase um quarto (23%) dos entrevistados diz que optou por viajar para um destino mais próximo de casa nos últimos 12 meses para reduzir sua pegada de carbono. Não sabemos se a pandemia foi a principal influência para esta escolha, já que viajar regionalmente se tornou a melhor opção nos últimos dois anos.
Os esforços de sustentabilidade de acomodações e fornecedores de transporte também desempenham papel importante nas decisões, de acordo com 35% dos viajantes entrevistados.
Escolhendo hospedagens sustentáveis
Setenta por cento dos viajantes disseram que estariam mais propensos a escolher uma acomodação sustentável; 40% deles afirmaram que viram uma acomodação sustentável em um site de viagens online no ano passado, 38% indicaram que procuram ativamente informações sobre os esforços de sustentabilidade de uma hospedagem e 78% dos viajantes globais pretendem se hospedar em um hotel sustentável pelo menos uma vez no próximo ano.
Quando perguntados sobre se, de fato, se hospedaram em uma acomodação sustentável no ano passado, 46% dos viajantes globais responderam que sim. Entre os que experimentaram uma estadia mais sustentável nos últimos 12 meses, os motivos para as escolhas variam: 41% acreditam que estariam ajudando a reduzir o impacto no meio ambiente; 33% queriam ter uma experiência mais relevante localmente e 29% pensam que propriedades sustentáveis se preocupam mais com a comunidade local.
Maiores desafios ainda estão na comunicação
Como nos anos anteriores, o Relatório Booking.com de Viagens Sustentáveis mostra que ainda existem desafios e barreiras a serem vencidos para tornarmos o turismo sustentável uma realidade. Daqueles que não se hospedaram um alojamento sustentável em 2021, 31% disseram que não sabiam que eles existiam e 29% ainda não sabiam como encontrá-los. Mais da metade (56%) admitem que não procura ativamente sobre os esforços de sustentabilidade de um hotel, mas, se essa informação estiver facilmente acessível, eles certamente considerariam.
Desde que foi lançado, em 2016, o Relatório Booking.com vem revelando que mitos e falta de informações confiáveis sobre turismo sustentável também são limitadores. Vinte e sete por cento ainda pensam que hotéis sustentáveis não oferecem o conforto e luxo que desejam; 29% acham que não há opções de alojamentos sustentáveis nos destinos que querem visitar e 10% dizem que estas hospedagens só estão disponíveis em áreas remotas e não nas grandes cidades.
Dados como estes mostram a responsabilidade que ainda temos de comunicar mais, melhor e de forma mais transparente sobre práticas de sustentabilidade, derrubando mitos e fornecendo informações verdadeiras para um amplo público de viajantes. Diante do excesso de comunicações duvidosas sobre sustentabilidade e o crescente apelo ao greenwashing*, empresas e destinos realmente comprometidos com a questão precisam assumir este papel.
Selo Viagens Sustentáveis
Em novembro de 2021, com o objetivo de ajudar os viajantes a fazerem escolhas mais responsáveis, a Booking.com lançou o selo “Viagens Sustentáveis” que reconhece e comunica as práticas de sustentabilidade implementadas por propriedades parceiras do mundo inteiro. Até ao momento, mais de 99.000 acomodações já foram reconhecidas globalmente. O selo analisa 32 práticas e considera certificações e selos de terceiros, como o Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), Green Tourism e o EU Ecolabel, e está aberto a todas as propriedades – de apartamentos a resorts, passando por hotéis, pousadas, albergues e guest houses.
O selo Viagens Sustentáveis é também apoiado por um programa de componentes educacionais e informativos, concebido para ajudar a identificar e colocar em prática ações mensuráveis que ajudarão a reduzir o impacto ambiental e aumentar o impacto social das hospedagens. Todas as dicas estão reunidas no Manual de Viagens Sustentáveis.
* Greenwashing = o termo pode ser traduzido como uma “lavagem verde” ou “maquiagem verde” e está relacionado a empresas e iniciativas que se promovem como sustentáveis, criando uma falsa aparência, quando, no fundo, pouco ou nada investem em sustentabilidade.
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