A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas declarou 2017 como o “Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”. A resolução reconhece “a importância do turismo internacional e particularmente a designação de um ano internacional do turismo sustentável para o desenvolvimento para fomentar o melhor entendimento entre os povos, conduzir a maior conscientização da rica herança de várias civilizações e trazer uma melhor apreciação dos valores inerentes às diferentes culturas, assim contribuindo para fortalecer a paz no mundo”.
O Ano Internacional do Turismo Sustentável é o momento ideal para pensarmos sobre nossas ecolhas antes e durante as viagens e em como podemos nos envolver com um turismo mais consciente, que cause menos impactos ao meio ambiente e traga benefícios econômicos e culturais a comunidades e indivíduos. De acordo com o secretário geral da Organização Mundial do Turismo, Taleb Rifai, “a declaração de 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento é uma oportunidade única para promover a contribuição do setor de turismo para os três pilares da sustentabilidade – econômico, social e ambiental, enquanto conscientiza sobre as verdadeiras dimensões de um setor que é frequentemente desvalorizado”.
O turismo sustentável ganhou grande destaque pela primeira vez em 2012, durante a Conferência da ONU Rio+20, quando entrou para o documento final de resultados. O documento reconheceu que “o turismo bem desenhado e gerido pode fazer uma contribuição significante para as três dimensões do desenvolvimento sustentável”.
Na adoção dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU em 2015, o turismo foi envolvido diretamente em três deles:
. Objetivo 8: Promover crescimento econômico sustentável e inclusivo, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;
. Objetivo 12: Consumo e produção sustentável
. Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e fontes marinhas para o desenvolvimento sustentável
Você sabe o que é Turismo Sustentável? Veja mais aqui
Oi Ana, esperamos que não seja somente um ano definido pela política ou políticos, mas com ações consistentes e concretas visando nossas futuras gerações.
Com certeza, Paulo! Assim esperamos e vamos tentando fazer a nossa parte