Viajante Responsável Mercado

101 ideias sustentáveis para um turismo melhor

101 ideias sustentáveis para um turismo melhor
Foto: Pikala Bikes
Escrito por Ana Duék

Reunindo 101 iniciativas criativas e inovadoras que têm contribuído para um turismo melhor e mais responsável, a nova plataforma 101sustainableideas.com tem o objetivo de dar visibilidade a projetos no mundo todo e servir de inspiração para muitos outros. O site foi idealizado e desenvolvido pela Göteborg & Co, empresa municipal que promove a cidade de Gotemburgo, na Suécia, e pelo Group NAO, em um trabalho de curadoria feito ao longo de todo o ano de 2020. A proposta agora é que novas ideias sejam adicionadas ao mapa a partir de nomeações. O plano é que a lista cresça e se torne uma fonte de conhecimento para todos.

Por quatro anos consecutivos, Gotemburgo foi reconhecida como o destino mais sustentável do mundo de acordo com o Índice Global de Sustentabilidade de Destinos (Global Destination Sustainability Index). Além disso, a cidade foi eleita Capital Europeia do Turismo Inteligente 2020 (European Capital of Smart Tourism) pela Comissão Europeia, juntamente com Málaga, na Espanha, pelo seu trabalho com sustentabilidade, acessibilidade, digitalização, patrimônio cultural e criatividade. De acordo com a Göteborg & Co, o site 101 Sustainable Ideas faz parte destes reconhecimentos e da conscientização sobre iniciativas e destinos inteligentes. “Ser a Capital Europeia do Turismo Inteligente significa compartilhar o trabalho com outros destinos e também inspirar, dando exemplos de iniciativas de sucesso que conduzem a uma mudança”, acredita Helena Lindqvist, gerente de Projetos da Capital Europeia do Turismo Inteligente 2020.

turismo melhorEntre as diversas iniciativas de empreendedores sociais, empresários inovadores e outros profissionais do setor de turismo e hospitalidade, estão listadas principalmente ideias relacionadas à vida na cidade e ao turismo urbano. Todas foram categorizadas e associadas a um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“As 101 ideias são apenas o começo, qualquer pessoa pode indicar uma ideia para ser publicada na lista. Não queremos parar por aqui. Esperamos envolver muitas pessoas no compartilhamento de ideias e ajudar a indústria a ser forte e resiliente para o futuro. Estamos muito focados em garantir que a plataforma ofereça um alto valor de inspiração para a comunidade global de turismo e viagens. Isso significa que avaliaremos as novas nomeações com base em sua relevância para o setor e, claro, se a sustentabilidade é um valor fundamental para a ideia. A relevância urbana é considerada, mas não estritamente imposta. Além disso, avaliamos as ideias segundo critérios de escalabilidade, potencial de impacto, originalidade, valor experiencial e, por fim, tendo em vista a diversidade de ideias partilhadas na plataforma”, explica Helena Lindqvist.

As ideias podem ser nomeadas (em inglês) pelo link: https://www.101sustainableideas.com/nominate/

Conheça algumas das ideias por um turismo melhor já listadas na plataforma:

Aira – olhos extras para viajantes com visão reduzida:

Aira é um serviço que conecta pessoas com visão reduzida a agentes altamente treinados, localizados remotamente, para auxiliá-los em viagens. Ao receber a transmissão ao vivo, através da câmera do telefone ou dos óculos inteligentes do usuário, o agente fornece informações, interpretação e navegação. O agente tem acesso a um painel de dados úteis, incluindo pontos de interesse próximos, mapas e os contatos do usuário, incluindo amigos, familiares e contatos de emergência. Os agentes da Aira podem chamar táxis, localizar cafeterias, auxiliar na entrega de bagagem no aeroporto e muito mais (https://aira.io/).

Pikala Bikes – Bicicletas para promover sustentabilidade e inclusão (Marrakesh, Marrocos):

Um projeto comunitário que fornece diversos serviços relacionados com bicicletas para cidadãos, turistas e empresas. A equipe da Pikala é composta por jovens predominantemente marroquinos e seus serviços incluem aluguel de bicicletas, visitas guiadas, entrega de bicicletas e motoristas para restaurantes e conserto de bicicletas. A organização oferece treinamento de mecânico de bicicletas para jovens marroquinos, importa bicicletas abandonadas da Holanda para serem reformadas e, em seguida, aluga as bicicletas para empresas, moradores e turistas. Por último, a Pikala treina seus jovens funcionários para se tornarem guias turísticos de bicicleta e motoristas de entrega, abrindo mais oportunidades de emprego (https://www.pikalabikes.com/)

Foto: Pikala Bikes

Nós Vivemos Aqui – Incentivando um turismo melhor através dos moradores locais (Amsterdam, Holanda):

No Red Light District de Amsterdam, os residentes locais se reuniram para conscientizar os visitantes sobre as pessoas que realmente vivem na vizinhança e encorajar um comportamento mais atencioso ao visitar a região. We Live Here (Nós Vivemos Aqui) é o título da iniciativa que envolve uma campanha com fotos de moradores locais em suas casas – nas fachadas das lojas, nas portas e janelas, dando um rosto humano ao bairro e lembrando aos visitantes que eles estão entrando nas casas de outras pessoas. We Live Here é também um centro de informações voltado para a comunidade, onde os visitantes podem se encontrar com os residentes e aprender mais sobre a vida local na vizinhança (https://welivehere.amsterdam/)

We Live Here

Foto: We Live Here

Hotel con Corazón – uma empresa social que investe dinheiro da hotelaria em educação para crianças:

Hotel con Corazón é uma empresa social que possui hotéis localizados em Oaxaca (México) e Granada (Nicarágua). O Hotel con Corazón investe 100% de seu lucro na educação de crianças em situação de vulnerabilidade. Além disso, o hotel colabora com o Pack for a Purpose para incentivar os visitantes a trazerem os produtos necessários para a comunidade. Na América Latina, cerca de 50% dos jovens não concluem o ensino médio. O Hotel con Corazón em Granada é o alojamento mais vendido da cidade e já ajudou mais de 700 crianças a terminarem a escola. Os Hotels con Corazón doaram até agora US$ 380.000 para programas de tutoria personalizada, estágios e bolsas de estudo. Até 2028, o Hotel con Corazón planeja operar 15 hotéis na América Latina e ajudar pelo menos 5.000 crianças a concluírem a escola (https://www.hotelconcorazon.com/)

Hotel con Corazon

Foto: Hotel con Corazón

Tutaka – um marketplace de impacto para empresas de hospitalidade:

Tutaka é um marketplace B2B na Alemanha para a aquisição de suprimentos sustentáveis para eventos, restaurantes e hotéis. A Tutaka tem parceria com desenvolvedores de produtos sustentáveis, incluindo uniformes de trabalho, utensílios de cozinha, itens de quarto de hotel, amenities de banho e muito mais. A ampla variedade de produtos e curadoria da Tutaka permite que as empresas adquiram produtos ecológicos enquanto economizam tempo para pesquisar os pesquisá-los. Os produtos incluem cabides de madeira, roupas de cama orgânicas fair trade, talheres de madeira, canudos de vidro, aventais produzidos com materiais reciclados e muito mais. Além disso, o marketplace oferece visibilidade para pequenos fornecedores que lutam para competir com grandes varejistas B2B.

+ Mais:

🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

Cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você apoia o Viajar Verde e ajuda a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

👭 WORK EXCHANGE E VOLUNTARIADO: Worldpackers

💻 CURSOS DE VIAGEM E NOMADISMO DIGITAL: Worldpackers Academy

🌐 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

📳 CHIP DE CELULAR: Viaje Conectado

⛷ROUPAS E EQUIPAMENTOS DE AVENTURA: Columbia

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?