Viajante Responsável Mercado

10 tendências de viagem que aliam turismo, filantropia e sustentabilidade

Six Senses Douro Valley, Portugal
Foto: Six Senses Douro Valley, Portugal
Escrito por Ana Duék

Quase metade dos viajantes globais ainda consideram um desafio escolher hospedagens sustentáveis e socialmente conscientes, de acordo com a pesquisa Global Traveler Survey, divulgada recentemente pela plataforma de mídia e reservas de hotéis Kind Traveler. A pesquisa faz parte do Relatório Global de Turismo de Impacto 2022 da Kind Traveler, que, além de turistas, entrevistou 64 hotéis, instituições de caridade e escritórios de turismo em 16 países para determinar 10 tendências de viagem que estão moldando o futuro do turismo de impacto. O documento reúne as descobertas trazendo também exemplos de soluções práticas para promover a sustentabilidade e a regeneração nas comunidades locais e no meio ambiente.

De acordo com o Center for Responsible Travel (CREST), o turismo de impacto é aquele que faz contribuições estratégicas de tempo, talento e financeiras para projetos sociais e ambientais em destinos. Tais contribuições ocorrem entre empresas de turismo, viajantes e organizações em parceria com as comunidades anfitriãs.

Confira as 10 tendências de viagens de impacto que aliam turismo, sustentabilidade e filantropia:

1) Hotéis inovam com maneiras criativas de incentivar doações:

A inovação social tem sido o caminho dos meios de hospedagem para incentivar ações filantrópicas e sustentáveis entre os hóspedes. Os hotéis estão promovendo investindo em ideias criativas para ações beneficentes conectadas a soluções de turismo sustentável e regenerativo ao integrar iniciativas de retribuição para regenerar os destinos com experiências locais, compras sustentáveis e recomendação de atrações conectadas com o impacto comunitário e ambiental. Dentro desta tendência estão a filantropia, as hospedagens neutras em carbono, a curadoria de experiências que apoiam a comunidade local e a educação dos hóspedes, entre outras iniciativas.

tendências de viagem

No Palms Hotel & Spa, em Miami Beach, hóspedes são informados sobre o programa Inspired by
Nature antes de chegar ao hotel

2) Transparência com os hóspedes é necessária:

Com as medidas de conservação de água e energia, programas de gestão do lixo e esforços de reciclagem responsáveis, envolvimento em ações ambientais e comunitárias, abastecimento com produtos locais, os hóspedes estão cada vez mais curiosos sobre as operações e parcerias sustentáveis dos hotéis e têm solicitado transparência nos esforços de sustentabilidade. O hotel JOALI Maldivas, por exemplo, realiza passeios regulares para educar seus hóspedes sobre programas de sustentabilidade no resort.

tendências de viagem

Hotel JOALI Maldivas

3) Hotéis + ONGs e associações locais como catalisadores para o bem-estar do destino:

Do avanço na missão do desenvolvimento sustentável dos destinos, ao fortalecimento da força de trabalho, apoio às necessidades dos moradores, preservação da cultura, promoção de iniciativas DEI (diversidade, equidade, inclusão), proteção a habitats naturais e à vida selvagem e financiamento de projetos ambientais, os hotéis têm visto a saúde e o bem-estar dos destinos entrelaçados diretamente com a missão de ONGs e entidades beneficentes. As parcerias entre ambos são cada vez mais frequentes.

4) Oportunidades para hotéis serem centrais de força regenerativas:

Hotéis entendem que podem representar grandes potências regenerativas nas comunidades quando alinhados com princípios da sustentabilidade, incluindo duplicação das energias renováveis, a reciclagem responsável e sem plástico que apoia comunidades locais, iniciativas zero-resíduos e zero-carbono, promoção da biodiversidade, apoio a artistas, doações de caridade, força de trabalho voluntária, envolvimento de hóspedes em atividades sustentáveis, equipando as forças de trabalho locais e promovendo estilos de vida sustentáveis entre comunidades e viajantes.

Ladera Resort

O Ladera Resort, em Santa Lucia, no Caribe, construiu duas escolas para as comunidades locais

5) Métricas de sustentabilidade são mais importantes do que nunca:

Para comunicar de forma eficaz a sustentabilidade, esforços de avaliação de impactos devem estar em vigor, medindo e reportando sobre impactos positivos e negativos. A mensuração do impacto in loco nos hotéis, certificações e a criação de parcerias com organizações sem fins lucrativos são algumas das maneiras pelas quais os hotéis podem medir e celebrar os resultados de suas iniciativas de impacto.

6) Apoio financeiro das ONGs e instituições de caridade ainda impactado pelo Covid-19:

De acordo com o CAF America Report, 91% das instituições de caridade relataram perdas econômicas devastadoras devido à pandemia. Assim, a necessidade de mobilizar empresas e indivíduos doadores nunca foi tão grande. Além da perda de apoio dos governos, diminuição das visitas presenciais, desafios para garantir voluntários e perda de mão de obra, instituições vêm lutando para levar suas missões adiante.

7) Organizações de caridade desenvolvem experiências de turismo de impacto:

As próprias ONGs e instituições vêm criando  experiências únicas para envolver os viajantes enquanto conduzem suas missões. Elas incluem as mais variadas atividades, como meditar com ovelhas, dormir com lobos ou aventuras flutuantes em um santuário de ursos na Suíça. O Wolf Conservation Center (WCC) em South Salem, Nova York, por exemplo, criou uma variedade de experiências de turismo de impacto para envolver os visitantes na conservação da vida selvagem, incluindo sessões de fotografia, experiências de acampamento “dormindo com os lobos” e programas extracurriculares.

Wolf Conservation Center

Foto: Wolf Conservation Center

8) Storytelling de impacto, plataformas virtuais e parcerias estratégicas são principais motivadores:

Manter as pessoas continuamente engajadas e inspiradas é uma das chaves para impulsionar a missão das instituições de caridade, especialmente quando os eventos presenciais estão limitados. De retiros corporativos virtuais que ensinam a importância de se adaptar a ambientes em mudança a trabalhos em equipe usando lobos como exemplos, séries de palestras que trazem as vozes de especialistas, ferramentas de comunicação que mantêm as pessoas continuamente engajadas (newsletters, revistas virtuais) e parcerias estratégicas que impulsionam iniciativas de impacto, diversos exemplos e inovações surgiram para lidar com as mudanças e desafios atuais.

9) Destinos são recursos essenciais para os viajantes

Os próprios destinos estão equipando ativamente os viajantes com ferramentas e informações necessárias para reduzirem o impacto negativo e aumentarem o impacto positivo durante a viagem. Atitudes conscientes e responsáveis, universidades online e esforços para melhorar a gestão do destino estão na essência dos lugares que buscam criar um futuro mais sustentável. É o caso do Visit California, que lançou seu Código de Viagem Responsável R.E.S.P.E.C.T com o preâmbulo: “Respeito é a chave para nos mantermos seguros e conservar a beleza preciosa e frágil da Califórnia protegida hoje e amanhã”.

10) Compromissos éticos de gestão são mapas essenciais para o bem:

Os destinos estão usando compromissos éticos para promover um comportamento de viagem responsável. Fornecendo conteúdo educativo inspirador que incentiva futuros visitantes a fazerem parte e colaborarem, os destinos têm usado estes compromissos como um guia para promover a sustentabilidade local. A cooperativa de marketing de North Lake Tahoe, por exemplo, desenvolveu um Compromisso de Responsabilidade do Viajante para ajudar a proteger e preservar o destino.

+ Mais:

🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

Cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você apoia o Viajar Verde e ajuda a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

👭 WORK EXCHANGE E VOLUNTARIADO: Worldpackers

💻 CURSOS DE VIAGEM E NOMADISMO DIGITAL: Worldpackers Academy

🌐 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

📳 CHIP DE CELULAR: Viaje Conectado

⛷ROUPAS E EQUIPAMENTOS DE AVENTURA: Columbia

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?

Skip to content