por Arthur Santos
O 10 Million Better é um projeto que surgiu em 2015 com a ideia ambiciosa de mudar a vida de pessoas envolvidas com o turismo para melhor, no período de dez anos. Mas fazer com que dez milhões de pessoas melhorem de vida não é tudo o que se pretende. Além das pessoas, é preciso cuidar do meio ambiente e mudar a forma como o turismo interage com ele, transformando a participação do turista e do provedor de serviços de espectador e trabalhador para ativos que contribuem para a preservação econômica e ambiental.
Antes de chegar à fundação desse projeto, Brian T. Mullis, co-fundador e presidente da ONG Sustainable Travel International (STI), passou por muitas experiências no mercado de turismo. Durante boa parte de sua carreira, sempre teve um olhar crítico e esperava que as experiências das viagens transformassem as pessoas e preservassem os ambientes. Depois de ser guia, criar uma ONG e prestar serviços de sustentabilidade, chegou ao 10 Million Better. E foi o caminho natural que sua vida levou para propor um caminho novo ao segmento turístico.
Para o crescimento do plano, foi preciso unir forças para trabalhar em conjunto com várias vertentes que se encontram no turismo, como governos, ONGs, agências e comunidades. Com planos de monitoramento de impacto das viagens para calcular os resultados em pessoas, ambiente e gasto de energia, uso, descarte e reuso de lixo e de água, o projeto pretende incentivar um exercício mais consciente do mercado e contribuir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU. O que significa, na prática, um equilíbrio entre desenvolvimento econômico, crescimento do verde e preservação da natureza e da cultura.
Esse tipo de pensamento voltado para sustentabilidade ambiental, social e econômica é cada vez mais recorrente no mundo e especialmente no que diz respeito a viagens. E quem não quiser ficar para trás, terá que que entender e entrar nesse movimento, por um mundo e viagens mais verdes!
Como participar: http://sustainabletravel.org/get-involved/10-million-better/
Esse texto foi escrito por: