Viajante Radical

Nove hotéis de surf sustentáveis pelo mundo

Conheça alguns dos hotéis de surf sustentáveis ou ecológicos pelo mundo:

Altas ondas. Praias paradisíacas. Cenários de cinema. O surf e a natureza sempre caminharam de mãos dadas. Talvez por isso os debates sobre preservação do meio ambiente tenham alcançado o esporte antes dos outros. Com 10 milhões de surfistas em cerca de 120 países e uma indústria que movimenta 6 bilhões de dólares por ano, de acordo com o Plymouth Sustainability and Surfing Research Group, localizado dentro da Plymouth University, no Reino Unido, o surf é capaz de causar grandes impactos ambientais.

No esporte que respira natureza, iniciativas diversas despontam para proteger seu ambiente e conscientizar praticantes e simpatizantes. Organizações como a americana Sustainable Surf surgiram para tentar compensar incoerências como as pranchas fabricadas com poliuretano com resina de poliéster tóxico. Os sócios da ONG criaram a Ecoboard, com materiais reciclados, não tóxicos e o mesmo potencial das pranchas atuais, que só aguardam uma adoção convicta dos surfistas profissionais para se popularizarem pelo mundo.

Entre as diversas ideias para tornar o surf uma prática mais sustentável, o turismo parece sair na frente. Muitos empresários já descobriram que podem engajar surfistas, turistas, hóspedes e aventureiros em viagens responsáveis. Agências especializadas em roteiros de surf, conhecidas como surfaris, e lodges e hotéis de surf sustentáveis voltados exclusivamente para os praticantes do esporte recebem os visitantes com práticas cada vez mais criativas de integração social e ambiental. É o caso da operadora portuguesa Surfinn Travel, que alerta os viajantes para a escolha de práticas e acomodações preocupadas com a preservação do meio ambiente e dos lodges e hotéis de surf que listamos abaixo com propostas incríveis:

1. Los Cardones Ecolodge – Finca del Mar, Nicarágua

Todos os sábados, os hóspedes do Los Cardones Ecoodge, na costa pacífica da Nicarágua, caminham até a escolinha local para ajudar nas aulas de artes, pintura, teatro e inglês, ensinando valores sociais, culturais e ambientais a crianças dos 5 aos 15 anos. Junto com o projeto Finca del Mar, o hotel também recebe doações para a comunidade costeira homônima e gera emprego e renda para a população local, utilizando produtos da região. A proteção ambiental e o ecoturismo são palavras de ordem no Los Cardones, que convida os visitantes a engajarem-se em caminhadas ecológicas, cavalgadas, conhecimento da natureza local e proteção de tartarugas marinhas. Em fevereiro de 2015, os hóspedes tiveram a oportunidade de conhecer 725 tartarugas-oliva que nasceram no berçário mantido pelo Los Cardones junto com a Finca del Mar Community Beach.

O Los Cardones é um típico lodge de surf com cabines e bangalôs de madeira e teto de palha, localizado em uma das praias mais selvagens do país a uma hora da capital Manágua. Como quase toda hospedagem de surf, oferece aluguel de pranchas e aulas e seminários de ioga, uma prática que anda sempre junto com o esporte das ondas.

Los Cardones Ecolodge

Foto: Los Cardones Ecolodge

 2. Solscape – Waikato, Nova Zêlandia

Raglan, em Waikato, é uma cidade de surfistas. As praias foram eternizadas em 1966 com o filme ‘The Endless Summer’. É lá que fica o Solscape. Mais do que uma hospedagem, o Solscape é uma comunidade reunida em um esforço coletivo para minimizar os impactos do homem no meio ambiente. Além das aulas de surf e yoga, o lodge reúne uma variedade de experiências de cursos, debates e educação sobre sustentabilidade e permacultura, no que chamam de um Progressive Learning Centre.

O mais divertido do lodge, porém, fica com as curiosas formas de hospedagem sustentável. Os aventureiros, que querem estar bem pertinho da natureza, podem escolher entre as tipis (tendas cônicas usadas por tribos nômades), os vagões de trem, as Belle Tents (tendas de canvas circulares) e as cúpulas da terra (Earth Domes), novo modelo de construção sustentável desenvolvido no próprio Solscape.

Conheça a ideia por trás das cúpulas da terra:

3. Grajagan Surf Resort – Ilha do Mel, Paraná, Brasil

Em um dos paraísos dos surfistas brasileiros, a Ilha do Mel, no Paraná, nasceu há 15 anos o Grajagan Surf Resort. Por lá a preocupação ambiental sempre esteve presente e diversas iniciativas foram sendo criadas com o tempo para compensar os impactos no meio ambiente e proteger a região. Hoje o Grajagan pode ser considerado um lodge 100% responsável. Além de separação de resíduos e utilização de materiais recicláveis na decoração, a pousada trabalha com painéis solares e energia eólica, tratamento de efluentes, sistema para captação e reuso da chuva, telhados verdes, horta que abastece a cozinha, aproveitamento da iluminação natural e apoio à comunidade local.

Com 27 acomodações, o Grajagan está localizado na Praia Grande, considerada uma das melhores da região para a prática do surf e de atividades de ecoturismo. A pousada oferece aulas de surf e aluguel de prancha para os hóspedes.

Grajagan Surf Resort -

Foto: Grajagan Surf Resort

4. Turtlebay Resort – Oahu, Havaí

Na costa norte da ilha havaiana de Oahu, a uma hora de Honolulu, 8 quilômetros de praias e 20 de trilhas abraçam o Turtle Bay Resort, em uma região que já foi cenário clássico de filmes e seriados de TV sobre o tema. Vizinho a algumas das mais lendárias ondas do mundo, é a prova de que resorts all inclusive podem sim pensar no meio ambiente. Guiado por seis pilares, que não deixam de lado o grande princípio dos resorts – um lugar agitado e cheio de eventos – o Turtle Bay consegue equilibrar seus impactos no meio ambiente com ações criativas, como uma fazenda de cultivo próprio que fornece parte dos alimentos usados nos restaurantes. O que precisa ser comprado, garante o hotel, vem de pequenas fazendas orgânicas ou de artesãos e pescadores locais. Grandes painéis solares e plantas nativas formam os telhados verdes do resort que hoje ajudam a fornecer 8% de toda a energia consumida na propriedade.

TurtleBayResort_RN_June2014_NorthFacingAerial

Com a Turtle Bay Foundation, o hotel ajuda anualmente na educação e formação de vários jovens da região, além de promover a cultura local. Diversas parcerias com organizações ambientais e um acordo para a reserva de parte das terras para conservação também estão entre as iniciativas verdes do resort de luxo, que espera os hóspedes sempre com atividades para todas as idades.

5. Telo Island Lodge – Ilhas Telo, Indonésia

Somente oito hóspedes podem ser acomodados por vez neste charmoso lodge que tem à porta duas das mais famosas ondas do surf mundial, e outras tantas a poucos minutos de distância. Na região norte de Sumatra, na Indonésia, o Telo Island Lodge, do grupo Pegasus Lodges, está entre um dos mais concorridos hotéis de surf do mundo. Ele se propõe a oferecer uma das mais incríveis experiências de surf, com direito a gastronomia local de qualidade, tratamentos de spa, mergulhos com snorkel, pescaria, passeios ecológicos e decoração inspirada na região.

As pranchas alugadas no hotel são as Ecoboards, desenvolvidas com materiais sustentáveis pela ONG Sustainable Surf. O hóspede, claro, pode levar sua própria prancha, se não quiser alugar uma ecoboard. O Telo ainda oferece aos visitantes a oportunidade de serem voluntários na escola da vila por um dia.

hotéis de surf

Foto: Telo Island Lodge

6. Bura Surfhouse – Lagos, Portugal

Neste simpático e jovem albergue em Lagos, na região do Algarve, em Portugal, os hóspedes encontram tempo para surfar, praticar stand up paddle e ainda dedicar tempo como voluntários em um abrigo para cães. Definindo-se como um lugar dog-friendly, o Bura Surfhouse convoca os visitantes que dividem a mesma paixão a passarem um domingo na Associação Ecologista e Zoófila de Aljezur, ajudando a passear com os cães que vivem por lá enquanto não são adotados.

O albergue oferece pacotes com aulas de surf, SUP, wakeboarding, além de passeios de caiaque, caminhada e mountain biking pela região, que reúne incríveis praias, grutas, cavernas e é considerada uma das melhores da Europa para a prática do surf. Durante o inverno, o hostel fecha as portas e convida os turistas e aventureiros para substituir as pranchas e conhecer o “irmão”, Bura Snow, nos alpes franceses.

hotéis de surf

Foto: Bura Surfhouse Lagos

7. Jetwing Surf – Pottuvil, Sri Lanka

Um eco-hotel de luxo, localizado na costa oeste do Sri Lanka, que tem um compromisso natural com a sustentabilidade. Inspirado pelas paisagens criativas, o hotel foi projetado com base em uma coexistência harmoniosa e na preservação do meio-ambiente. Localizado em uma praia de areias brancas com palmeiras, o Jetwing Surf fica a poucos minutos de distância da Baía de Arugam, destino de surf mundialmente conhecido. O hotel foi construído com pegada mínima de carbono e uso de materiais naturais, com cabanas que oferecem ventilação natural. Além da gestão responsável do lixo e do uso de água, as políticas de sustentabilidade, também voltadas para a comunidade e cultura, estão alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e envolvem projetos de apoio aos moradores locais.

Jetwing Surf, Sri Lanka

Foto: Jetwing Surf, Sri Lanka

8. Casa Kresala – Zorritos, Peru

A comida por aqui é basicamente vegetariana, já avisam os donos, que são apaixonados por animais. Mas os peixes e frutos do mar, fornecidos por pescadores locais, têm sempre lugar à mesa na Casa Kresala. Em parceria com a organização Hands & Surf, o albergue leva turistas voluntários para dar aulas de inglês e artes para crianças da comunidade local. O programa de voluntariado tem duração de um mês.

Casa Kresala

Foto: Casa Kresala, Zorritos, Peru

9. Prana del Mar – Cabo San Lucas, México

O Prana del Mar é, na verdade, um retiro de yoga. Mas o surf também tem seu espaço, junto com o trekking, cavalgadas, observação de baleias, montanhismo e snorkeling. Toda a energia do hotel é gerada internamente por painéis solares, o jardim é orgânico, assim como lençóis, toalhas e produtos de higiene pessoal. O lodge faz compostagem de alimentos e, se o hóspede comprar créditos para compensar a emissão de carbono durante o voo, o Prana reembolsa com um dos serviços do hotel. É um incentivo para o visitante se engajar também!

 

Prana del Mar

Foto: Prana del Mar, Cabo San Lucas, México

+ Mais:

🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

Cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você apoia o Viajar Verde e ajuda a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

👭 WORK EXCHANGE E VOLUNTARIADO: Worldpackers

💻 CURSOS DE VIAGEM E NOMADISMO DIGITAL: Worldpackers Academy

🌐 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

📳 CHIP DE CELULAR: Viaje Conectado

⛷ROUPAS E EQUIPAMENTOS DE AVENTURA: Columbia

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?