Viajante Urbano

Uma visita à suíte de Fidel Castro em Havana

Visitar a suíte de Fidel Castro em Havana, onde o líder se hospedou durante a Revolução Cubana, é um mergulho em um realismo histórico de contrastes. Localizada no vigésimo terceiro dos 25 andares do hotel Tryp Habana Libre, no bairro de Vedado, ela reúne muita história e uma vista surpreendente. Para visitá-la é necessário reservar antecipadamente no hotel (pessoalmente ou por telefone) e a visita, que normalmente ocorre de segunda à sexta, as 11h, custa 5 CUC por pessoa.

Inaugurado em 1958 como o mais moderno hotel do país, o Hilton Habana Libre recebeu o próprio empresário Conrad Hilton em seu ano de lançamento. Ironicamente, menos de um ano depois, sua história começou a ser transformada, quando Fidel Castro e seus camaradas alcançaram Havana durante a Revolução Cubana. O então Hilton hotel foi a primeira parada de Fidel, Che Guevara, Camilo Cienfuegos e seus amigos, que solicitaram uma ampla suíte para abrigar cerca de 33 pessoas.

Foto: Viajar Verde

Além de ocuparem o lobby do hotel, os revolucionários receberam então as chaves da suíte presidencial, com 3 quartos, sala de estar, sala de jantar, escritório, banheiros e cozinha. Eles ficaram sitiados ali por alguns meses, o suficiente fazer do Habana Libre, hoje, o hotel mais famoso da capital cubana. Ele foi nacionalizado em 1961 e agora é operado pela bandeira espanhola Meliá Hotels & Resorts.

Veja mais: 6 motivos para visitar Havana antes que tudo mude

Foto: Viajar Verde

A suíte de Fidel Castro, que ganhou o nome de Castellana é bem guardada por uma imponente porta que mais parece um forte. Nossa visita começa pelo quarto que pertenceu a Celia Sanchez, figura importantíssima durante a revolução e, supostamente, amante de Fidel Castro. Ao lado está o quarto de Fidel. No terceiro quarto, imagina-se que ficava amontoado todo o resto do grupo.

Foto: Viajar Verde

O quarto de Fidel Castro

Foto: Viajar Verde

Escritório e a mesa onde Fidel Castro assinou a primeira Reforma Agrária

A primeira tentativa de assassinato do líder após a Revolução aconteceu ali, no escritório, quando membros da CIA envenenaram um sorvete. Ainda permanece por lá a mesa onde ele assinou a primeira Reforma Agrária. Todas as histórias são contadas cuidadosamente pela nossa guia e concierge do hotel. Peças de arte e móveis que remontam ao luxo do fim dos anos 50 fazem a gente voltar no tempo e fotos no corredor mostram os revolucionários aquartelados no lobby. Mas uma das grandes surpresas fica mesmo com a incrível vista da varanda! Valeu a visita!

Foto: Viajar Verde

A super vista de Vedado da varanda da suíte

Hotel Tryp Habana Libre
https://www.melia.com/pt/hoteis/cuba/havana/tryp-habana-libre/index.html
Tel: (53)78346100
email: tryp.habana.libre@melia.com

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.