Destino Brasil

Conheça o mais novo walking tour do Rio de Janeiro

Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Os roteiros a pé finalmente estão ganhando espaço no Rio de Janeiro. A mais nova aquisição na cidade é o walking tour Redescobrindo o Rio, lançado no mês passado, aproveitando o início dos Jogos Olímpicos. Famosos principalmente na Europa, eles agora parecem ter caído no gosto dos brasileiros. São uma ótima forma de conhecer o destino, com passeios baratos, autênticos e super enriquecedores, já que normalmente são guiados por gente que realmente conhece a história do lugar.

Resultado de uma parceria entre a ABIH-RJ e a agência de roteiros HCTUR, o projeto Redescobrindo o Rio leva os visitantes pela história da Cidade Maravilhosa. Quatro opções de passeios inéditos visitam as regiões do Centro e Flamengo, em tours com duração média de três horas que contam mais de 450 anos de transformações pela cultura, história, arquitetura e falam também das recentes mudanças e revitalizações locais.

Os roteiros foram desenvolvidos pela historiadora e guia Priscila Monteiro e acontecem todos os sábados, às 10h.  O circuito ‘Do Ontem ao Amanhã’ parte da Praça XV de Novembro e visita pontos que guardam as características arquitetônicas do período colonial e histórias da política e economia. No roteiro ‘Rio de Glórias’, com saída do Palácio do Catete, o passeio segue pela praia do Flamengo, sentido ao bairro da Glória, visitando o prédio de Oscar Niemeyer que abrigou a TV Manchete, e seguindo pelo Hotel Glória, Outeiro da Glória e Memorial Getúlio Vargas.

Foto: Fernando Maia | Riotur

O tour ‘Bar Rio’ visita alguns dos mais tradicionais bares cariocas, incluindo o Amarelinho, Bar Luiz, Rio Scenarium, Cantinho do Senado, Bar Brasil, Cosmopolita e a Adega Flor de Coimbra. Os bares apresentados no roteiro foram tombados como patrimônio cultural carioca desde 2012 ou estão instalados em prédios históricos revitalizados.

Finalmente, o roteiro ‘Orla Flamengo’ passa pelo Outeiro da Glória, Hotel Glória, a antiga TV Manchete, o Pavilhão Japonês, local da primeira sede do Clube de Regatas Flamengo, o Edifício Seabra, Edifício Praia do Flamengo – Joseph Gire, Castelinho do Flamengo,  Consulado Britânico,  Teatro de Marionetes Carlos Werneck, Rio Carioca e Monumento a Estácio de Sá.

Cada walking tour custa R$50 para turistas e R$25 para moradores do Rio, mediante comprovação. Não estão inclusas as bebidas ou comidas.

Reservas e informações:
http://hctur.com.br/
Tel: (21) 99177-1072

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.