Viajante Urbano

“Refugiados bem-vindos. Turistas fora”, grafites se propagam pela Europa

Foto: Travindy ES

por Travindy EStravindy-logo-square-green-red

Paredes de vilas e cidades europeias populares entre os turistas têm sido pintadas com diferentes mensagens que oferecem boas vindas aos refugiados e uma rejeição aos turistas. Grafites como estes têm sido vistos em Berlim, Veneza e, particularmente pela Espanha, a partir de Barcelona até Málaga, passando pelas Ilhas Baleares.

Nos últimos meses, em muitas cidades espanholas foram anunciadas medidas para restringir o crescimento do turismo em resposta à ira de seus cidadãos com a destruição do caráter dos bairros. As Ilhas Baleares, por exemplo, estabeleceram um novo imposto turístico que teve início no mês de julho, enquanto Barcelona estabeleceu um limite de novos alojamentos de turismo, tentando impedir o crescimento do Airbnb na cidade.

Recebendo refugiados

refugiadosPor outro lado, a cidade está esperando para acolher mais refugiados. No ano passado, como parte da campanha “Barcelona Cidade de Refugiados”, 50 casas foram preparadas com capacidade para alojar até 2749 refugiados. Porém, até fevereiro de 2016 apenas 18 refugiados haviam chegado em toda a Espanha e as casas de refugiados permaneciam vazias em Barcelona.

“Nos enche de raiva”, disse em fevereiro a prefeita de Barcelona, Ada Colau, à AFP. “A cidade está preparada em nível técnico para acolher os refugiados, todos os nossos serviços estão prontos e os residentes também estão esperando com os braços abertos. Mas os refugiados não chegam”. E acrescenta: “no verão iremos à praia nadar no mesmo mar onde a cada semana morrem pessoas porque a Europa não está facilitando uma passagem segura”.

+ Para saber mais:

Outro protesto em Barcelona contra o turismo de massa (em espanhol, por Travindy ES)

O turismo, um problema para os barceloneses (em espanhol, por Travindy ES)

Ibiza e Formentera ganham taxa de turismo sustentável (em português)

Os venezianos querem recuperar sua cidade (em espanhol, por Travindy ES)

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?