Viajante Responsável

Proteção Animal Mundial pede que TripAdvisor pare de promover atrações que exploram animais

A organização internacional Proteção Animal Mundial (WAP) lançou uma petição pedindo que o Trip Advisor pare de incentivar e lucrar com atrativos que abusam de animais silvestres ao invés de protegê-los. Mais de 125 mil assinaturas já foram recolhidas desde o lançamento da campanha, há três dias, de acordo com a organização.

Um estudo realizado em 2015 pela Universidade de Oxford identificou que 75% de 188 atrações listadas no site TripAdvisor envolviam crueldade contra animais silvestres. E a Viator, subsidiária do TripAdvisor, vendia diretamente ingressos para muitas atividades. “Nossas investigações revelaram que o TripAdvisor está lucrando com a venda de ingressos para eventos que forçam animais silvestres a entreter turistas. A incorporação vende esses ingressos por meio da Viator, uma empresa de turismo e reserva de excursões que adquiriu em 2014”, diz a petição.

O TripAdvisor se defende, dizendo que “o fato de uma propriedade, estabelecimento ou negócio estar listado no TripAdvisor não representa nosso apoio a ele. Nós fornecemos as listagens como uma plataforma para os viajantes compartilharem as suas experiências genuínas – positivas ou negativas. Acreditamos ser importante assegurar que todas as atrações que um viajante possa visitar estejam listadas para que  possam compartilhar suas experiências pessoais.”

De acordo com a Proteção Animal Mundial, pelo menos 550,000 animais silvestres sofrem por atrações turísticas irresponsáveis no mundo hoje. Dentre eles estão passeios de elefantes, atividades de manejo de tartarugas, performances de golfinhos e fotografias com tigres e leões.

A Proteção Animal Mundial vem propondo ao TripAdvisor que, ao invés de promover e lucrar com atrações turísticas que usam animais silvestres, possam destacar aquelas que beneficiam a vida dos animais, como santuários genuínos ou locais de observação de vida silvestre responsáveis. Assim como o selo GreenLeaders, que promove empresas de hospedagem responsáveis, a organização está propondo ao TripAdvisor a criação e oferecendo ajuda para a gestão de um selo WildlifeLeaders, com experiências positivas com vida silvestre.

Foto: Proteção Animal Mundial

Para assinar a petição da Proteção Animal Mundial  clique aqui

 

 

Veja a resposta do TripAdvisor:

TripAdvisor

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?