Mercado

Conheça os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016

A Braztoa – Associação Brasileira das Operadoras de  Turismo entregou na última quinta-feira, 17/11, o maior reconhecimento nacional aos projetos e empresas que se destacaram este ano em práticas de turismo sustentável. O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016/2017, realizado no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, consagrou cinco iniciativas em diferentes categorias e ainda homenageou com menção honrosa duas outras.

O grande destaque da noite ficou com o Cambará Eco Hotel, de Cambará do Sul (RS), que ganhou na categoria Meios de Hospedagem e também na de maior destaque do prêmio: a categoria TOP Sustentabilidade. O empreendimento venceu com o projeto: ‘Sustentabilidade como gestão da empresa’ e ganhou uma bolsa de estudos do Centro Universitário Senac para a pós-graduação à distância em Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis, além de um vídeo produzido pelo Ministério do Turismo.

Em sua quinta edição, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade tem reunido iniciativas cada mais significativas e criativas, de acordo com os jurados. “A reciclagem, as lâmpadas e toalhas deixaram de ser o foco e as iniciativas estão indo além”, explicou a professora e jurada Mariana Aldrigui, destacando que o entendimento sobre sustentabilidade tem se desenvolvido pelo Brasil. Este ano foi lançada também a categoria ‘Projetos Inovadores’, voltada para universitários, como parte dos objetivos da Braztoa de lançar novos talentos. “Queremos criar, incentivar e atrair cada vez mais talentos para a nossa profissão”, disse Magda Nassar, presidente da Braztoa. Esse é um dos motivos que leva a Associação a apoiar constantemente a ONG Colmeia na educação, formação e desenvolvimento de atividades para crianças e adolescentes.

Confira os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade:

TOP Sustentabilidade
Vencedor: Cambará Eco Hotel – Cambará do Sul (RS)
Projeto: Sustentabilidade como Gestão da Empresacom sete anos de vida, o Cambará Eco Hotel se consolida por praticar o que pensa. E tudo se sustenta.

Agências de Viagem
Vencedor: Flanar Turismo – Uberlândia (MG)
Projeto: De grão em grão – Turismo Sensorial Adaptado para deficientes visuais em Lavouras de Café. Turismo Sensorial no interior de Minas Gerais propõe nova perspectiva para as agências de viagem.

Associados Braztoa
Vencedor: BWT Operadora – Curitiba (PR)
Projeto: Respeite seu Planeta – Verde por dentro e por fora. Campanha de prevenção de câncer, horta comunitária e setor dedicado à pesca são algumas ações da BWT.

Meios de Hospedagem
Vencedor: Cambará Eco Hotel – Cambará do Sul (RS)
Projeto: Sustentabilidade como Gestão da Empresacom sete anos de vida, o Cambará Eco Hotel se consolida por praticar o que pensa. E tudo se sustenta.

Parceiros do Turismo
Vencedor: Sociedade Cultura Artística – Jaraguá do Sul (SC)
Projeto: Turismo, Educação e Cidadania – Turismo pedagógico. Geração de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos e captação de água da chuva que abastecem a Sociedade Cultura Artística.

Projetos Inovadores
Vencedor: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (RJ)
Projeto: Turismo, Educação e Cidadania – destaca a importância da educação ambiental entre os alunos de Teresópolis.

O Sebrae-CE e o La Torre Resort All Inclusive (BA) foram contemplados com uma menção honrosa. Todos os vencedores ganharam uma assessoria educacional realizada por professores do Senac, que servirá para auxiliar os ganhadores no aprimoramento de suas iniciativas ou até no planejamento de novas ações e iniciativas sustentáveis.

As iniciativas premiadas também serão incluídas no mapa Turismo Sustentável: Iniciativas Premiadas – Braztoa & Ministério do Turismo, ferramenta que também apresenta informações e contatos dos desenvolvedores dos projetos e os projetos premiados nas edições anteriores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?