Viajante Urbano

Por um turismo sustentável nos Jogos Rio 2016

Na manhã desta quinta-feira, 15 de outubro, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, o Comitê Rio 2016 e o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente anunciaram uma parceria para dar impulso à campanha Passaporte Verde, que promove o turismo sustentável pelo país. Com o slogan “Eu Cuido do Meu Destino”, a campanha foi lançada pelo PNUMA e pelo Ministério do Turismo durante a Copa do Mundo de 2014 e agora caminha para mobilizar viajantes, empresários e produtores nos preparativos e durante os Jogos Olímpicos de 2016, que acontecem no Rio de Janeiro, de 5 a 21 de agosto do ano que vem.

IMG_9936O presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, lembrou que o COI tem uma enorme preocupação com a sustentabilidade, que é atualmente um dos principais pilares dos Jogos. “O turismo é hoje um movimento muito grande e o conjunto de ações que ele pode trazer vai enriquecer os Jogos. Dando exemplos de sustentabilidade, o turismo será a grande contribuição e legado que vamos deixar para a sociedade”, afirmou. Denise Hamú, representante do PNUMA no Brasil, destacou que há duas semanas a ONU aprovou os novos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, um dos legados da Rio+20, que aconteceu na cidade.

“Precisamos parar e refletir sobre o que a gente consome, o que eu quero fazer, como eu quero ver meu destino não só como pessoa, mas como coletividade. Esse é o momento em que nós, como cidadãos e como turistas, vamos fazer nossas escolhas para que possamos ter cidades mais sustentáveis, destinos mais sustentáveis”, apostou a executiva.

“O Passaporte Verde é uma campanha para engajar os turistas e também os anfitriões em gestos simples do nosso dia a dia que integrem os turistas com o espírito carioca. A gente quer mostrar a culinária local, o espírito do Rio, fazer com que todo mundo se sinta em casa e ajude a cuidar desta cidade”, explicou Tânia Braga, gerente geral de Sustentabilidade e Legado do Comitê Rio 2016 informando que, junto com o PNUMA, o Comitê também está trabalhando para qualificar e capacitar hotéis, agências de turismo receptivo e restaurantes pela cidade.

A campanha reúne aplicativo, material para mídias sociais, sugestões de roteiros sustentáveis pelo Rio de Janeiro, dicas e sugestões para meios de hospedagem e viajantes. Diversas empresas pelo país já estão entre os Estabelecimentos Engajados na campanha. A lista delas está disponível no site do Passaporte Verde.

Acompanhe a campanha Passaporte Verde, engaje-se e multiplique!
www.passaporteverde.org.br
Facebook – Twitter – Instagram

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?

1 Comment