Destino Internacional

Onde ficar em Berlim: The Circus hotel e hostel

onde ficar em Berlim
O albergue The Circus fica na Rosenthaler Platz e abriga o único museu de David Hasselhoff no mundo | Foto: Viajar Verde

Quando procurei um hotel onde ficar em Berlim, em novembro de 2016, fiz questão que ele fosse bem localizado, pertinho do metrô (já que era época de muito frio) e tivesse uma proposta bacana de boas práticas e responsabilidade social e ambiental, já que a Alemanha tem sido celeiro de tantas iniciativas de sustentabilidade. Nas minhas buscas pela internet logo descobri o The Circus, uma rede com um albergue, um hotel de charme e apartamentos, que além de ter várias práticas e cuidados com o meio ambiente, também apoia projetos sociais com a comunidade local e em países como Gâmbia e Tailândia.

Passei 3 noites no The Circus hotel e em seguida me mudei para mais uma noite no albergue, que fica exatamente do outro lado da rua. Saí de lá maravilhada. Com um custo-benefício ótimo e localização perfeita, em plena Rosenthaler Platz, na frente da estação de metrô, a 18 minutos a pé da Alexanderplatz e a minutos a pé de vários restaurantes bacanas, tanto o albergue quanto o hotel fazem você sentir que valeu à pena a escolha.

onde ficar em Berlim

Foto: Viajar Verde

O hotel é super charmoso e confortável. Todos os quartos têm design e decoração diferentes, modernosas, bem a cara de Berlim! Achei o meu quarto um pouco escuro, mas há outros que parecem mais alegres. Fiquei em um dos quartos acessíveis e, portanto, com um banheiro enorme! A vista para a Rosenthaler Straße dava um clima ainda mais Berlinense, e, mesmo ficando em andar baixo, quase não há barulho. O mais bacana é que eles oferecem também quartos individuais – ótimo para quem viaja sozinho.

onde ficar em Berlim

Foto: Viajar Verde

onde ficar em Berlim

Foto: Viajar Verde

Um dos grandes destaques do hotel é o restaurante, que trabalha com produtos sempre frescos e uma política de desperdício mínimo de alimentos. O café da manhã é objetivo, simples, mas com tudo delicioso! Nada daqueles bufês imensos aos quais estamos acostumados. Mas eles explicam a proposta e logo você começa a pensar na real necessidade daquele desperdício todo. Além disso, eles oferecem uma diversidade de cereais, todos super saborosos e feitos no próprio restaurante.

onde ficar em Berlim

Foto: Viajar Verde

onde ficar em Berlim

Foto: Viajar Verde

Em um mural no elevador, eles sempre atualizam a programação da semana, que inclui walking tours, eventos na cervejaria do albergue, yoga no terraço e outras atividades. O hotel tem ainda um jardim interno super-fofo e um rooftop com vista para as casinhas e para a Berliner Fernsehturm, a famosa torre de TV da Alexanderplatz.

onde ficar em Berlim

Foto: Viajar Verde

Veja mais: Melhor época para reservar hotéis para o fim do ano

O The Circus hostel está logo do outro lado da rua. Tem mais de 350 camas, mas há também quartos individuais. Fiquei em um deles. É simples, mas confortável e super limpo. O hostel fica localizado em uma área que um dia, nos anos 1780, abrigou um Judenhenberge, um albergue onde a congregação judaica hospedava judeus pobres viajantes, especialmente nos feriados e durante o Shabbat.

onde ficar em Berlim

Foto: Viajar Verde

O The Circus hostel possui sua própria própria cervejaria. No subsolo, a The Circus Microbrewery, oferece uma seleção de cervejas fabricadas ou maturadas na casa, além de drinks, petiscos e um clima descontraído para os jovens. Há ainda um museu – o único do mundo – exclusivamente dedicado ao ator, cantor e empresário David Hasselhoff. Se você precisar deixar suas malas antes de fazer o check in ou depois do check out, eles disponibilizam lockers automáticos. E o mais fofo: uma caixinha na entrada convida para uma troca de livros. Você pode deixar o que já acabou de ler na viagem e ainda pegar um novo! 😉 Se você ainda não tinha onde ficar em Berlim, já achou!

onde ficar em Berlim

Foto: Viajar Verde

Onde ficar em Berlim:
The Circus Hotel
The Circus Hostel
The Circus Apartments

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.