Viajante Urbano

Um tour pelos mercados de Natal em Berlim

mercados de Natal em Berlim
Artesanato no mercado de Natal da Kaiser-Wilhelm Memorial Church: impossível não comprar! Foto: Ana Duék
Escrito por Ana Duék

Está embarcando para a Alemanha em novembro em dezembro? Não desanime por causa do frio. Esta é a melhor época do ano para aproveitar os mercados de Natal em Berlim, uma tradição secular no país. Cerca de 85 milhões de pessoas visitaram os famosos Weihnachtsmarkt do país em 2012, de acordo com as estatísticas mais recentes, e eles estão entre os mais típicos da Europa. Com estandes que vendem de roupas de inverno a doces, biscoitos, bolos de frutas, currywursts (salsisha com batata-frita) e o famoso Glüwein (vinho quente), os mercados de Natal são atrativos para todas as idades.

Somente na capital, são mais de 50 mercados. Neste link você confere uma lista completa com os mercados de natal em Berlim em 2017. Uma ótima opção para explorá-los é fazendo um tour a pé por alguns deles. Assim, você tem a oportunidade não só de visitar os melhores mercados em um só dia, como também de aprender bastante sobre a história deles, os costumes e as tradições locais.

mercados de Natal em Berlim

Foto: Visit Berlin

Fiz o tour pelos mercados de Natal em Berlim com a Original Berlinwalks. O passeio é gratuito e você dá ao guia a gorjeta que acha merecida. Foi um roteiro realmente bacana, com um guia atencioso e um ótimo jeito de começar nossas atividades na cidade, já que, além da história dos mercados, o tour também fala um pouco do contexto atual de Berlim.

O tour começa na estação de Hackescher Markt, onde encontramos com o guia e o grupo e tomamos um S-bahn (trem rápido de Berlim) em direção ao distrito de Spandau, o mais ocidental da cidade. O trajeto até lá leva cerca de 25 minutos, mas vale realmente à pena. A região ficou famosa pela Prisão de Spandau (demolida em 1987), que abrigou os criminosos de guerra condenados no Julgamento de Nuremberg. Mas Spandau merece mais atenção que isso.

Spandauer Weihnachtsmarkt – Com um pequenino centro histórico, Spandau parece uma cidade por si só. A pequena praça, cercada por uma igreja tradicional e construções históricas recebe um dos maiores mercados de Natal de toda a Alemanha. Mas o grande barato de lá é que o mercado é pouquíssimo frequentado por turistas e você sente que está em um pequeno povoado de costumes bem típicos. Com um movimento um pouco mais tranquilo que os mercados centrais e brinquedos de parque de diversões, é ótimo para famílias e crianças. Spandau foi realmente o ponto alto do roteiro.

mercados de Natal em Berlim

Foto: Ana Duék

mercados de Natal em Berlim

Weihnachtsmarkt vor dem Schloss Charlottenburg – Seguimos depois para o mercado que fica em frente ao palácio de Charlottenburg, considerado um mercado mais charmoso e romântico e, portanto, ideal para casais. O palácio está localizado no coração do distrito de Charlottenburg–Wilmersdorf district e foi construído para a rainha Sophie Charlotte, ainda antes de assumir o trono, entre 1695 e 1699. Infelizmente, quando fui (em dezembro de 2016) o palácio estava em reformas. Mas para esse ano, 2017, está programada um show de luzes no castelo que promete deixar o cenário do mercado ainda mais bonito. Aqui não há tanto artesanato. Você encontra mais opções de estandes de comida e muita, muita bebida.

mercados de Natal em Berlim

Foto: Ana Duék

mercados de Natal em Berlim

O palácio de Charlottenburg é o pano de fundo do mercado | Foto: Ana Duék

mercados de Natal em Berlim

Glüwein: o vinho quente com especiarias típico do Natal | Foto: Ana Duék

Weihnachtsmarkt an der Kaiser-WilhelmGedächtnis-Kirche – Terminamos nosso tour no mercado de Natal da Kaiser-Wilhelm Memorial Church, mais conhecida como a igreja quebrada. Aquele que, em dezembro do ano passado, passou por um triste atentado… 😢 Este é, sem dúvidas, o melhor mercado para comprinhas de presentinhos, artesanatos e lembrançinhas de Natal. Eu fiquei enlouquecida com papais noéis, soldadinhos, bonecos de neves e outros enfeites. Impossível sair de lá de mãos vazias! A gente aproveita para também tomar mais um Glüwein para esquentar e ainda visitar as igrejas: a nova e a velha. A igreja Memorial Imperador Guilherme (ou Gedächtniskirche) foi bombardeada durante a II Guerra Mundial e teve sua torre destruída. Na dúvida sobre reconstruir a torre, a cidade decidiu construir uma nova igreja, mais moderna, bem ao lado, e manteve a antiga como um memorial da guerra. A combinação ficou um tanto exótica, mas virou um ponto turístico.

mercados de Natal em Berlim

Foto: Ana Duék

mercados de Natal em Berlim

Foto: Ana Duék

mercados de Natal em Berlim

Foto: Ana Duék

Berlinwalks: http://www.berlinwalks.de/

Veja mais: Onde ficar em Berlim: The Circus Hotel

Mais dois mercados de Natal:

Weihnachtsmarkt auf dem Alexanderplatz – O mercado da Alexanderplatz é um dos mais famosos mercados de Natal em Berlim, já que fica em uma região super central e visitada por turistas. Ele é bem animado, dia e noite, e tem ótimas opções de quitutes. Em geral, muitas barraquinhas vendem coisas parecidas nos mercados. Mas vale fuçar pois sempre é possível encontrar algo diferente.

mercados de Natal em Berlim

Foto: Ana Duék

Weihnachtsmarkt Dresden – Se você tiver a oportunidade de fazer uma visita a Dresden, não deixe de visitar o mais  antigo mercado de Natal da Alemanha, que data de 1434. O Dresdner Striezelmarkt é muito popular, com pessoas fantasiadas de bonecos, brinquedos de madeira e muito artesanato.

mercados de Natal em Berlim

Foto: Ana Duék

 🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

A cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você vai ajudar a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

🚶 PASSEIOS: Visit.org

📳 CHIP DE CELULAR: Travel Mobile

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.