Viajante Responsável

Hostelling International vai conectar viajantes no Dia Internacional da Paz

Dia Internacional da Paz
Peace Postcard Project
Escrito por Ana Duék
ONU vai receber milhares de postais da paz do mundo todo

No dia 21 de setembro, declarado pela ONU o Dia Internacional da Paz, a rede internacional de hostels e albergues Hostelling International vai promover uma campanha global que enviará às Nações Unidas cartões postais que compartilham mensagens pessoais sobre o potencial das viagens de criar paz e tolerância. Lideradas pela Hostelling International (HI), a maior rede de albergues do mundo, Festas de Postais da Paz vão acontecer em mais de 30 países do mundo e espera-se que cerca de 10 mil correspondências serão enviadas, alcançando participantes em albergues e em casa.

No Brasil, a festa acontece no badalado Hostel 7, em Brasília, e nós, do Viajar Verde, estaremos lá para acompanhar tudo de pertinho!

Os cartões postais vão perguntar: “As viagens mudam a maneira como vemos o mundo? Descreva algo sobre o que você mudou de ideia depois de viajar e conhecer novas pessoas”

Para dar início à celebração global, o vice Secretário-geral da Organização Mundial de Turismo da ONU, Jaime Alberto Cabal Sanclemente, vai lançar a Peace Postcard Party na quinta-feira, 20 de setembro, no albergue The Hat Madrid.

Dia Internacional da PazNos Estados Unidos, 29 Festas de Postais do Dia Internacional da Paz acontecerão no dia 21 de setembro em albergues da Hostelling International em todo o país e mais de 30 outros países também se juntam à campanha no mesmo dia. Indivíduos em casa podem visitar à página especial no MyPostcard.com para ter sua própria mensagem de paz enviada à ONU.

Os postais da Paz serão apresentados na sede da ONU em 24 de setembro, na SDG Media Zone, como parte da programação oficial do Dia Internacional da Paz.

“Como uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de criar um mundo mais tolerante, sabemos em primeira mão o poder transformador das viagens e sua capacidade de romper as divisões culturais”, diz Russ Hedge, CEO da HI USA. “O Projeto Postal da Paz (Peace Postcard Project) une vozes de todo o mundo numa crença conjunta de que a paz é possível e que a viagem pode ajudar a fazer com que isso aconteça. O Peace Postcard Project faz parte do programa Sleep For Peace da HI, uma celebração anual do papel que nossos albergues desempenham na criação de um mundo mais tolerante”.

Sobre a HI Brasil:

A HI Hostel Brasil, também conhecida como Federação Brasileira de Albergues da Juventude (FBAJ), é uma associação sem fins lucrativos que representa no Brasil a rede mundial de hostels Hostelling International (HI). São mais de 60 Hostels espalhados por mais de 40 cidades do país.

O hostels chegaram ao Brasil na década de 1960 como uma iniciativa isolada de um casal de educadores, Joaquim e Yone Trotta, que conheceram os hostels na França e resolveram abrir um hostel na cidade do Rio de Janeiro. Em 1971 foi criada a Federação Brasileira de Albergues da Juventude – FBAJ, hoje denominada “HI Hostel Brasil”.

A Hostelling International se esforça por fomentar entre suas Associações e Hostels a consciência ambiental e procura unir métodos de trabalho para que o movimento dos Hostels desempenhem o papel que lhes corresponde na conservação e preservação do meio-ambiente. A HI Brasil firmou uma parceria com a HI Noruega e juntas desenvolvem o projeto de sustentabilidade “Say HI to Sustainability”, onde, a cada ano, fazem um intercâmbio entre dois jovens noruegueses e brasileiros que visitam os hostels de cada país, analisam e fazem contribuições para a implantação e melhoria de ações sustentáveis.

 

Envie você também sua mensagem de paz! No dia 21 de setembro, disponibilizaremos o link para você enviar seu postal gratuitamente!

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?

1 Comment