Destino Internacional

5 motivos que fazem de Liubliana a capital verde da Europa

A capital da Eslovênia foi nomeada a Capital Verde da Europa 2016, entre outros motivos, por ter feito o maior número de transformações sustentáveis no menor período de tempo. Há menos de uma década, o centro de Liubliana (ou Ljubljana) era tomado pelo tráfego e as margens dos rios davam espaço a estacionamentos, ao invés de agradáveis cafés. Hoje não circulam mais carros pelo centro e caminhar ou andar de bicicleta pela cidade passaram a ser alguns dos incríveis atrativos de uma das mais belas capitais da Europa.

Membro do Sustainable Destinations Global Top 100 e primeira cidade do país a cumprir com os padrões do Green Destinations Standard, Liubliana dedicou-se, nos últimos anos, a tornar-se uma cidade melhor e mais sustentável.

Veja 5 razões que fazem da capital da Eslovênia uma verdadeira cidade verde e inspire-se para a sua próxima viagem:

1. Parques – Liubliana tem mais de 560 metros quadrados de área verde por habitante e 80 hectares de espaços verdes acabaram de ser criados a partir de áreas abandonadas. Outros ainda virão. Entre os cênicos parques, praças e bosques, que merecem um passeio, estão o Tivoli Park, considerado o pulmão da cidade, o monte Roznik, o Sisenski Hrib Landscape Park, o jardim botânico de Liubliana e os jardins de Krakovo.

Foto: Visit Ljubljana

Monte Rožnik, dentro do Tivoli Park, merece a subida

2. Água – Com uma das águas de melhor qualidade na Europa, quase sem tratamento químico, a cidade estimula o consumo da água de torneira. Fontes públicas de água vêm sendo espalhadas pela capital desde 2008 para facilitar o acesso da água a todos. O governo promete ampliar o número de fontes, que já é de 22. Portanto, se você estiver em Liubliana, basta levar sua garrafinha e conferir onde estão as fontes mais próximas com o Tap Water Mobile App

Foto: Visit Ljubljana

Atualmente 22 fontes de água potável estão espalhadas pela cidade

3. Transporte – O centro da cidade, seguindo o Plano de Mobilidade Sustentável, agora é uma zona ecológica dedicada a pedestres e ciclistas. Carros não têm mais acesso às principais ruas do centro e transportes mais sustentáveis ganharam espaço. Entre eles as bicicletas públicas Bicikelj, que estão espalhadas em 36 estações pela cidade, os veículos elétricos Kavalir, os barcos para passeio pelo rio Ljubljanica, os famosos segways e os carros elétricos, que ganharam estações de recarga.

Foto: Visit Ljubljana

4. Aventura – A cidade e os arredores também estão repletos de opções de lazer que conectam esportes e natureza, incentivando o ecoturismo e o turismo de aventura. Entre as diversões preferidas por moradores e visitantes estão o stand-up paddle e o kayaking no rio Ljubljanica, os 34 quilômetros de trilha do Caminho da Lembrança e Camaradagem, o rafting, as tirolesas do Geoss Adventure Park, a 40 minutos de Liubliana, e as diversas trilhas ou pistas de ciclismo e caminhada pelo pântano (Ljubljana Marshes), pelos alpes ou por fazendas orgânicas da região.

Foto: Nea Culpa | Visit Ljubjana

O stand-up paddle no rio Ljubljanica é uma das charmosas atrações da cidade

5. Passeios – Diversos tours fazem o viajante descobrir a cidade e a cultura tradicional eslovena de forma autêntica e sustentável. Não faltam opções criativas e saborosas para tornar a viagem ainda mais encantadora. Além dos tours de bicicleta, segway ou kavalir (veículo elétrico), existem os tradicionais walking tours (roteiros a pé), que contam e mostram um pouco da cultura, história e arquitetura da cidade. Viajantes podem optar ainda pelo tour da apicultura, para visitar fazendas melíferas, tradição na Eslovênia; ou descobrir os sabores locais nos mercados Open Kitchen e Liubliana Central Market.

Foto: Odprta Kuhna | Visit Ljubljana

Open Kitchen, produtos e saboreis locais em um dos famosos mercados de Liubliana

Pronto para embarcar? Veja mais informações em:

https://www.visitljubljana.com/en/visitors/
http://www.greenljubljana.com/

*A Air France faz voos com conexão em Paris

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?

1 Comment