Mercado

Vencedores do prêmio WTM Responsible Tourism Awards 2017 anunciados em Londres

WTM Responsible Tourism Awards
Grootbos Private Nature Reserve | Foto: Grootbos
Escrito por Ana Duék

com informações do Travindy

Um camping-safári, um hotel 5 estrelas, uma reserva natural, uma capital europeia e três projetos de turismo rural foram anunciados como os ganhadores do WTM Responsible Tourism Awards 2017, o principal prêmio de turismo responsável do mundo. Por mais de uma década, o WTM Responsible Tourism Awards vem sendo apresentado durante o World Travel Market, em Londres, todo mês de novembro. Este marca o primeiro ano em que o prêmio também é diretamente organizado pela WTM, que assumiu no lugar da operadora Responsible Travel.

 

Pela primeira vez, cada ganhador está sendo reconhecido como um “Líder em Demonstrar Impacto do Turismo Responsável”, para marcar o fato de que 2017 é o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Pela primeira vez, portanto, o prêmio focou não somente em quais empresas, organizações e destinos estão desenvolvendo os projetos mais inspiradores, mas em quais puderam mostrar impactos mensuráveis do seu trabalho.

Os seis ganhadores do WTM Responsible Tourism Awards 2017 foram:

Melhor em Redução de Carbono – Chobe Game Lodge, Botswana

O lodge tem um programa de desenvolvimento da juventude que treinou cerca de 200 jovens; um esquema de participação nos lucros para funcionários; um programa de empoderamento feminino que hoje garante 65% da equipe de mulheres – eles têm inclusive uma equipe de guias profissionais qualificadas todas mulheres.

Melhor em Acomodação Grootbos, África do Sul

Um hotel de luxo instalado dentro de sua própria reserva natural privada na África do Sul, Grootbos está pelo quarto ano consecutivo medindo, coletando e confrontando dados de sustentabilidade. No último relatório anual reduziu seu consumo de energia em 10% com uma instalação solar que leva energia para o Grootbos Garden Lodge e a Fundação Grootbos.

Melhor Iniciativa Comunitária – Sapa O’Chau, Vietnam

Uma empresa liderada por mulheres de minoria étnica que emprega 50 pessoas – 2/3 mulheres e 90% de minoria étnica. Sua visão é oferecer a todos os jovens da região educação secundária, a todos os membros da comunidade a oportunidade de ter uma carreira sustentável e de engajar outras pessoas a criar uma mudança social significativa.

Melhor Comunicação – Ljubljana, Eslovênia

Em 2016 a capital eslovena adotou uma Estratégia Urbana de Sustentabilidade que permite que hotéis e restaurantes encontrem fornecedores locais através do portal online Green Supply Chains, enquanto o escritório de gestão de destino trabalha para incentivar o uso do transporte público e para atrair turistas para cidade. Em um momento em que várias cidades europeias estão vivendo repercussões contra o turismo por parte de residentes descontentes, uma pesquisa de 2016 em Ljubljana mostrou que 92% dos residentes acreditam que o turismo tem um impacto positivo para a cidade.

Melhor Operador de Turismo – Transfrontier Parks Destinations (TFPD), África do Sul

Os fundada em 2004 para apoiar economicamente comunidades rurais em áreas pobres através da comercialização de lodges comunitários, a TFPD agora trabalha com mais de 50 hotéis e criou 147 empregos permanentes em áreas rurais. Também trabalha para ajudar seus lodges membros a desenvolver uma cadeia de fornecedores que reúne microempresas independentes, garantindo sua viabilidade e provendo negócios regulares para eles. Gerou £350,000 para essas microempresas desde 2004.

Melhor em Redução de Pobreza – Village Ways, Índia

Reconhecimento por seu trabalho no desenvolvimento de uma rede de trilhas e guest houses comunitárias em áreas rurais da Índia. A empresa criou 19 guest-houses, garantindo emprego a 261 famílias nessas vilas.

A lista completa com todos os finalistas foi: Chobe Game Lodge, Crystal Creek Meadows, Grootbos, Green Tourism Business Scheme, Kumarakom, Ol Pejeta, Marine Dynamics, Sapa, Slovenia, Transfrontier Parks Destinations, TUI Cruises e Village Ways.

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.