Viajante Cultural

Virada Sustentável chega ao Rio de Janeiro com 200 atrações gratuitas

Virada Sustentável
Foto: Florie Thielin

Entre 9 e 11 de junho, o Rio de Janeiro recebe pela primeira vez a Virada Sustentável, que traz mais de 200 atrações gratuitas para celebrar a diversidade, o engajamento coletivo e a conscientização e mobilização por um mundo melhor. Atividades culturais, apresentações musicais, performances, palestras e painéis de conhecimento vão ocupar toda a cidade e aproveitam para celebrar a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Em parceria com a Virada Sustentável, o Viajar Verde e o Favela Experience convidam os participantes para as Trilhas do Bem – um roteiro guiado gratuito pela favela do Vidigal para conhecer o Rio com um outro olhar. O roteiro acontece no domingo, dia 11, a partir das 14h, e vai incluir visita ao Parque Ecológico Sitiê, apresentação de capoeira com crianças da comunidade, workshop de culinária orgânica com a chef Graça dos Prazeres e um happy hour com sucos e tapiocas da chef no hostel de impacto social do Favela Experience. Para participar é preciso se inscrever no site: http://favelaexperience.webflow.io/tour-vidigal-virada-sustentavel-trilhas-do-bem-2017. São apenas 40 vagas.

Virada Sustentável

O Parque Sitiê está na programação das Trilhas do Bem | Foto: Favela Experience

O Museu de Arte do Rio (MAR) sediará a abertura da Virada Sustentável, com a participação do iatista Torben Grael, da jornalista Marta Porto e do economista Sergio Besserman. Em seguida, acontecem os painéis “Água” e “Mobilidade Urbana” e, à tarde, seminários sobre “Mudanças Climáticas” na FIRJAN e na PUC. O festival Comida e o Feminino ocupa o Museu do Amanhã nos 3 dias de evento, questionando o papel atual da mulher na alimentação. Haverá ainda feira vegana, aula de yoga, cinema, oficina de marcenaria para mulheres, oficina de percussão com resíduos, oficina de horta contação de histórias e muito mais.

As atividades são baseadas nos temas apontados nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas), como Igualdade de Gênero, Erradicação da Pobreza, Boa Saúde e Bem-Estar, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo e Produção Responsáveis e Água Limpa e Saneamento. O evento conta com o apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – Brasil.

Confira a programação completa: https://www.viradasustentavel.org.br/rio-de-janeiro/virada-sustentavel-rio-de-janeiro-2017/programacao.html

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.